Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESPOSTA RÁPIDA

Balsa começa a fazer travessia na ponte de Tomé-Açu

Por Kátia Aguiar (COHAB)
04/08/2020 17h56

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), iniciou nesta terça-feira (4), o serviço de travessia por balsa no Rio Acará-Miri, na Rodovia PA-451, em Tomé-Açu, município do nordeste paraense. A balsa fará a travessia gratuita no horário de 6h às 18h. 

A ponte Igarapé-Miri está interditada desde a última sexta-feira (31) para que sejam feitos reparos em sua cabeceira que rompeu por causa de deslizamentos de terra no local. A obra de reconstrução da ponte  deve durar cerca de 45 dias.

A prefeita do município de Tomé-Açu, Aurenice Ribeiro, acompanhou a primeira viagem da travessia e agradeceu a solução rápida. "Imediatamente, logo após o rompimento da ponte, entrei em contato com o governador Helder Barbalho e com o secretário de Transportes Pádua, que prontamente colocaram todos os serviços da área de Transportes do Estado à  disposição do município para garantir o direito de ir e vir do nosso povo", disse a prefeita.

A Setran trabalha também na sondagem da cabeceira da pista para fazer um laudo sobre as causas do desmoronamento da cabeceira da pista. Em seguida será feita a reconstrução da cabeceira e de dois pilares que foram arrastados pelo deslizamento de terra, que ocasionou a queda da cabeceira da ponte.  

O servidor público, Ivanildo Silva, detalhou que é importante agir de forma rápida em casos como esse. "É  o que o povo precisa: de ação imediata porque a gente não podia ficar ilhado aqui sem poder sair", disse.

A Setran esclarece ainda que os moradores de Tomé-Açu podem utilizar o acesso terrestre pela vicinal Mariquita, na Vila Socorro, com entrada pelo Distrito de Quatro Bocas. A Setran trabalha támbém  na melhoria da via, que terá a pista e uma ponte de madeira melhoradas.