Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo entrega Instituto Bom Pastor reestruturado e ampliado em Ananindeua

A escola é a 34ª entregue pela atual gestão, reforçando o compromisso estadual com a educação de qualidade.

Por Giovanna Abreu (SECOM)
04/08/2020 16h04

“Um sonho está sendo realizado. Essa obra era o desejo de todos os alunos, professores e funcionários da escola. Ela está realmente linda”, afirma Luan Queiroz, aluno do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Instituto Bom Pastor. A unidade de ensino foi entregue nesta terça-feira (4), totalmente reconstruída e ampliada, em Ananindeua, reforçando o compromisso do Governo Estadual com a educação de qualidade do Pará.

Segundo o Governador do Pará, Helder Barbalho, que participou da cerimônia de inauguração, “investimentos como esse permitem que a educação no Estado esteja mais estruturada para garantir o seu propósito de assegurar o futuro dos alunos, a partir do conhecimento. O Instituto Bom Pastor é um símbolo da importância desses investimentos e a certeza de que crianças e adolescentes terão um local adequado para estudar. Estamos formando o futuro do nosso estado”.

"Essa é a 34° escola entregue pela gestão atual, com o objetivo de promover a transformação de vidas através da educação e resgatar a qualidade do ensino estadual. O Instituto Bom Pastor foi completamente revitalizado, reconstruído e ampliado para proporcionar aos alunos um ambiente de qualidade e saudável e assim garantir o desenvolvimento adequado", afirma a Secretária de Educação, Elieth Braga.

A partir das obras, a escola, que completou 67 anos de fundação, conta, atualmente, com 18 salas de aula, quadra coberta, laboratório, auditório, biblioteca, arquivo novos, além de um moderno e equipado espaço pedagógico. A unidade também possui um novo almoxarifado, sala de leitura, área para guardar material escolar, um grêmio, área para guardar material de educação física, sala dos professores, sala de informática, depósito, sala de vídeo e laboratório de química e biologia.

Segundo a aluna do terceiro ano do Instituto, Samanta Carvalho, os novos espaços vão proporcionar mais foco e possibilidades de estudo, “Estamos no último ano e ter a oportunidade de estudar em um ambiente com uma estrutura melhor é muito importante. Temos novas possibilidades, como um laboratório para fazer pesquisas, biblioteca nova com um espaço que nos dá tranquilidade pra fazer uma leitura”, afirma.
A nova estrutura também deixou a pedagoga Cássia Araújo, ex-aluna e mãe de aluno, muito feliz. “Aquela escola que eu vivi quando criança e adolescente renasceu. Ver essa reestruturação representa ânimo novo para toda a comunidade escolar. Gerações de famílias passaram por essa escola, que representa tanto para toda a Região Metropolitana de Belém. Um ambiente como esse faz toda a diferença no aprendizado”, garante a pedagoga. 

Entre as autoridades presentes na cerimônia, o Prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, parabenizou o Governo do Estado e agradeceu pelo trabalho integrado que está sendo realizado junto às prefeituras municipais. “Só tenho a agradecer pela nossa parceria que sempre busca o melhor desenvolvimento para o povo de Ananindeua, tanto na educação, quanto em outros setores fundamentais, como o saneamento básico, a pavimentação”, ressalta.  

O Presidente da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), Daniel Santos, frisou a importância de investir em educação. “Estamos valorizando aquilo que é fundamental para cada cidadão paraense, que é a educação. Só através da educação vamos mudar a história do nosso Estado”, afirmou o Presidente que também parabenizou o Governo Estadual pelas escolas entregues na Região Metropolitana de Belém e interiores. 

“Essa escola tem um significado muito especial pra mim, porque sou ex-aluno daqui. Conheço, de perto, a qualidade do ensino e por isso agradeço ao Governador pela sensibilidade e pelo o olhar com esta instituição, que é fundamental para a nossa sociedade como um todo e, especialmente, para os moradores de Ananindeua”, assegura o Vereador Elias Barreto, que também participou da cerimônia. 

EDUCAÇÃO

"Investir em escolas é proporcionar um presente para o futuro das nossas crianças e adolescentes", é o que afirma a Diretora da Escola, Laida Krisny, que se emocionou ao ver a escola totalmente reestruturada. “O Instituto é um símbolo de uma luta de muitos anos da comunidade, dos professores, dos alunos e representa uma conquista e uma grande vitória para todos nós. Na Escola, sonhos e histórias começam a ser construídos, por isso, nosso compromisso vai bem além do nosso papel pedagógico, somos uma família” complementa. 

O aluno Fabrício Oliveira, que estuda no Instituto há seis anos, comemora as mudanças. “A realidade que a gente vivia sempre foi muito precária. Mesmo com toda a dedicação dos professores, sempre foi difícil estudar aqui, porque o calor e o barulho atrapalhavam a nossa concentração. Agora podemos com certeza aprender mais e precisamos preservar e cuidar da nossa nova escola”, garante. 

Para a ex-aluna e uma das professoras mais antigas da Escola, Anali Castro, a palavra do dia é gratidão. “A minha vida é nessa escola. Além de ex-aluna, sou professora há 32 anos aqui. Somos uma família. Sofremos juntos com as péssimas condições e hoje ao ver essa escola totalmente reformada com uma estrutura digna, eu só tenho a agradecer. Agradeço às irmãs que fundaram esse Instituto com tanto amor e carinho, a Deus e ao Governador do Estado que nos entrega uma escola digna para que possamos desempenhar nosso trabalho com mais qualidade, respeito e muito amor”, comemora.

REESTRUTURAÇÃO - A escola, fundada em março de 1953 pela Irmã Aldery Damasceno, da congregação Nossa Senhora de Caridade do Instituto Bom Pastor, recebeu um investimento de cerca de 4,7 milhões, que preservou linhas originais arquitetônicas do prédio e garantiu condições dignas para a comunidade escolar. O instituto, que é referência na comunidade da Guanabara, atende 1.014 mil alunos da comunidade e funciona na BR-316, KM 03, em Ananindeua. 

NOVAS ESCOLAS – Segundo o Governador, estão previstas as entregas de mais duas escolas totalmente reestruturadas nos próximos dias, em Ananindeua e Santa Luzia do Pará. “Estamos preparando as escolas para quando os alunos puderem retornar para as atividades presenciais, encontrem um ambiente com melhor qualidade e adequado”, afirma o chefe do executivo estadual.