Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OSTENSIVIDADE E PREVENÇÃO

Sistema de Segurança Pública combate crimes e zera taxa de homicídios em Marituba

Município apresentou redução de 100% nos casos de homicídio comparados com o mesmo período do ano passado

Por Walena Lopes (SEGUP)
03/08/2020 09h37

Marituba, município que integra a Região Metropolitana de Belém, não registrou nenhuma ocorrência do crime de homicídio durante o mês de julho deste ano, de acordo com dados divulgados neste domingo (2), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup). 

Ações de ostensividade e prevenção: criminalidade no município vem apresentando redução desde janeiro de 2019

A cidade que já esteve no ranking nacional entre os 20 municípios mais violentos do país, apresentou redução de 100% nos casos de homicídio comparados com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas três ocorrências. Já em julho de 2018, o município registrou 6 ocorrências do crime. Os dados foram computados pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal do Estado (Siac).

A criminalidade no município vem apresentando redução desde janeiro de 2019. Resultado de ações de ostensividade e prevenção, como explica o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado.

“Até o ano de 2017, municípios como Ananindeua e Marituba figuravam entre os 20 municípios mais violentos do Brasil. De janeiro de 2019 até agora nós estamos focando em ações de desarticulação de organizações criminosas que agiam, em especial, nos municípios da região metropolitana. E Marituba, após uma série de meses seguidos de forte redução na criminalidade, fechou o mês de julho deste ano sem qualquer ocorrência de homicídio durante todo o mês”, ressaltou

"Sabemos que ainda temos muito o que realizar, e de forma integrada iremos continuar agindo para que a população, não apenas de Marituba, mas de todo o Pará possa ter a sua segurança e integridade garantidas" - Ualame Machado, secretário de Segurança Pública.

Territórios Pela Paz: ações de policiamento foram intensificados em Marituba

O secretário também destaca que a redução registrada este mês é fruto do trabalho e da integração das forças de segurança do Estado, que vem agindo fortemente para reduzir a criminalidade no território paraense.

“Essa era uma realidade impensável há algum tempo, quando a própria população de Marituba não acreditava na possibilidade de combate ao crime, porém sabíamos que estávamos no caminho correto. Marituba hoje fecha o mês de julho sem qualquer ocorrência de homicídio. A região metropolitana de Belém vem apresentando uma forte redução, destacando Marituba com 100% de redução”, disse o titular da Segup.

Terpaz - No município há, ainda, o trabalho do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), que após as ações de choque operacional, que contou com a presença dos agentes de segurança pública a fim de reduzir a criminalidade, e em seguida estreitar os laços com à sociedade, por meio do trabalho desenvolvido pela polícia de proximidade, alcançou, também, resultados significativos no município, como o número de roubos que reduziu 48,64% no bairro Centro, ao comparar o mês de julho de 2019 e 2020. 

Linha Histórica - O município de Ananindeua, localizado na Região Metropolitana, antes também apresentava altos registros de criminalidade. Nos anos anteriores a cidade chegava a computar até 40 Crimes Violentos Letais e Intencionais por mês. Em julho deste ano, o município registrou apenas quatro ocorrências do crime, o que representa a melhor colocação na linha histórica da localidade, nos últimos anos.