Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Profissionais da Santa Casa realizam capacitação para cuidados neonatais

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
31/07/2020 11h30

A humanização dos cuidados com o recém-nascido é considerada desde o parto e nascimento uma preocupação essencial, já que minimiza o impacto da diferença entre o mundo intra e extra-uterino, e oferece continuidade no acompanhamento desta adaptação em seu crescimento e desenvolvimento infantil. Esta é uma linha de trabalho fundamental que é seguida no hospital da Fundação Santa Casa do Pará.

A capacitação busca atingir toda a área de enfermagem que trabalha no hospital

Benedita Rodrigues, gerente geral de enfermagem da Santa Casa, diz que é de extrema importância que a equipe de enfermagem esteja apta e atualizada a realizar uma avaliação de exame físico, mantendo o controle térmico do bebê, incentivando o aleitamento materno e orientando pais e responsáveis sobre a melhor forma de proporcionar o cuidado com os recém-nascidos.

“O objetivo é capacitar a equipe de enfermagem quanto aos cuidados neonatais, usando a ferramenta de aulas expositivas. A capacitação busca atingir toda a área de enfermagem que trabalha no hospital. Com previsão de atender o maior número de participantes nas turmas ofertadas”, diz Benedita. 

Graziela Imbeloni, enfermeira da área de neonatologia, destacou em sua palestra a importância de atualizar as informações sobre os cuidados com os bebês atendidos na área de neonatologia. “É muito importante explicarmos, para os profissionais que trabalham na Santa Casa, o que a gente faz na Neonatologia, e que o trabalho desenvolvido lá é de extrema dedicação e salva muitas crianças”, afirmou. 

O nosso Centro de Estudos sempre faz essas capacitações mantendo os profissionais atualizados para prestarem uma assistência digna e de qualidade, e assim manter o padrão de excelência no atendimento. “O objetivo da neonatologia é promover a saúde dos bebês para que saiam de alta sem sequela neurológica ou motora, sem danos cognitivos e com todas as características de um ser humano saudável”, enfatiza Graziela.

A residente de enfermagem obstétrica, Sueny Paz, que participou da capacitação, achou ótima as palestras e ressaltou que ajuda a pôr em prática os conhecimentos teóricos da profissão. “Como residente prestamos atenção diretamente às grávidas e aos recém-nascidos, por isso acho importante a gente ter sempre essas capacitações que nos ajudam muito a melhorar a nossa assistência. Tem detalhes que, no dia a dia, a gente acaba deixando passar, e quando assistimos essas palestras relembramos dos cuidados que a gente precisa sempre ter", considerou a residente.