Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo anuncia investimentos na urbanização de Salinópolis e entrega auxílio habitacional 'Sua Casa'

Por Ronan Frias (DETRAN)
30/07/2020 16h56

Em agenda de governo, na região nordeste do Estado, o governador Helder Barbalho anunciou, nesta quinta-feira (30), importantes ações para o avanço da urbanização na cidade de Salinópolis. Os investimentos são voltados para aumentar a qualidade de vida dos moradores do município e fomentar ainda mais a aptidão econômica local.

“Salinas é um município muito particular, que merece atenção diferenciada por ser um pólo turístico do nosso Estado. Por isso temos investido, além da educação e saúde, na infraestrutura, com aeroporto, a estrada de acesso a este aeródromo, estrada de acesso a praias que possam ser novos pontos de visitação, investimentos em saneamento, em abastecimento de água e ainda este ano estaremos fazendo duas importantes ações vinculadas à infraestrutura turística: a nova pracinha e a orla do Atalaia. Ao término dessas duas importantes obras nós teremos seguramente um incremento para que Salinas possa estar cada vez mais preparada para receber os seus moradores e visitantes, sejam eles paraenses ou de fora do Estado. Esse será um estímulo ao turismo para que aqui possamos gerar emprego e oportunidade", disse o governador Helder Barbalho.  

Dentro das ações realizadas em Salinópolis, Helder entregou ainda o benefício ‘Sua Casa’ para 30 famílias do município. O programa, coordenado pela Companhia de Habitação do Pará, é um dos compromissos do governador na área de apoio habitacional às famílias que moram no Pará. No total, o governo do direcionou R$ 255.270,00 em investimentos na construção e reforma das casas dos beneficiários que foram selecionados. Desse montante, R$ 35.470,00 serão repassados para que sejam utilizados diretamente para auxiliar no pagamento da mão de obra nos serviços de construção.

“Estamos trabalhando para que o Sua Casa chegue em todas as regiões do Pará. Essa semana estivemos em Conceição do Araguaia, no sudeste paraense e hoje o programa atende aos moradores de Salinas no nordeste do Estado. Isso mostra o compromisso do governador em cumprir as promessas. Participar dessa realização é gratificante porque estamos levando à população paraense o nosso apoio para melhorar os lares das pessoas que mais precisavam”, avaliou o presidente da Cohab, Adler Silveira.

A estimativa da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), coordenadora do programa, é que para cada família beneficiada sejam gerados até três empregos temporários no setor da construção civil e dois indiretamente nas áreas do comércio e indústria. Os investimentos na área habitacional vão beneficiar cerca de 150 pessoas, além das 30 famílias que receberão o auxílio. Entre os selecionados estão três idosos e uma pessoa com deficiência.

Para a dona de casa Regina Nunes, o auxílio será usado para concretizar um desejo antigo da família. "Vai me ajudar a terminar a reforma da minha casa. Um lado da pia tá de um jeito, o outro lado tá de outro jeito. O banheiro tá por acabar. Falta acabar tudo, mesmo. Meu sonho é ver ela pronta, só que ainda não tinha condições. Agora como veio essa ajuda, se for da vontade de Deus, eu vou ajeitar a minha casa do jeito que eu quero. Eu moro nela há 35 anos. Nunca havia reformado. Dinheiro nunca deu para fazer nada de uma vez. Fiquei aliviada com esse benefício que vai melhorar a situação da minha família", disse animada.

Com o Sua Casa em mãos, seu Waldir Andrade contou que já planejou como vai utilizar o recurso recebido para começar a construção tão esperada por ele e pelos familiares. "O programa é para ajudar as pessoas carentes. Vou fazer o alicerce para levantar a casa. Com a outra parcela vou comprar as lajotas para acabar a casa. Vai me ajudar muito. É um sonho antigo da minha família e uma satisfação muito grande, uma alegria. O benefício vai me ajudar a realizar esse sonho", finalizou.

Sobre o Sua Casa

Destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional, o programa foi criado pelo governador Helder Barbalho, por meio do Decreto 8.967, de 30 de dezembro de 2019. O programa consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra.