Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AUXÍLIO

Governo do Estado e Cosanpa lançarão em agosto programa Caixa D’água para Todos

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
30/07/2020 16h44

Item fundamental dentro das residências, a caixa d’água nem sempre existe nas casas das famílias de baixa renda, o que acaba causando muitos problemas quando são realizados os serviços de interrupção da rede de distribuição para manutenções no sistema de água. Por isso, o Governo do Estado lançará, no mês de agosto, o Programa Caixa D’água para Todos

O Programa irá distribuir caixas d’água para a população de baixa renda na capital. A licitação para realização do projeto está em andamento e deve ser concluída ainda este mês. Em sua primeira etapa serão construídos 11.060 reservatórios a moradores de 22 bairros de Belém: Pedreira, Utinga, Marco, Guamá, Jurunas, Sacramenta, Barreiro, Telégrafo, Condor, Cremação, Terra-Firme, Mosqueiro, Benguí, Mangueirão, Tapanã, Pratinha, Canudos, além de Icoaraci, Outeiro e Cotijuba.  Os recursos de R$ 26 milhões para o investimento serão do Governo do Pará. 

Além da distribuição dos reservatórios, os beneficiados também receberão a estrutura em alvenaria, concerto ou metal e a instalação. A empresa responsável irá realizar os cadastros dos moradores dos bairros abrangidos pelo projeto e os beneficiados terão que seguir critérios - um deles é estar inscrito em programas sociais - para serem selecionados pela Cosanpa.

De acordo com o presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis, o programa é fundamental para que o sistema de água atenda a população de maneira eficiente. “Esse programa é muito importante pra Cosanpa e, principalmente, para a população que não tem caixa d’água na sua residência. Vamos distribuir caixa d’água aos moradores de baixa renda que moram em áreas que registram intermitência de abastecimento. Os imóveis terão caixa d’água de 500 litros para abastecer a residência por até 24 horas em casos de interrupção no abastecimento. Com isso, a Cosanpa está cumprindo sua obrigação junto com o Governo do Estado nesse projeto que vai começar no mês que vem. Vamos fazer o cadastro, com equipe técnica social para verificar casas que podem receber caixa água e qual o melhor modelo entre os modelos previstos no nosso programa. Quero agradecer o apoio do Governo do Estado nesse programa de extrema importância e necessidade para a população e para nós, da Cosanpa”. 

A previsão é que o programa “Caixa D’Água para Todos” inicie em agosto e todos os reservatórios estejam devidamente instalados até o final deste ano.