Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas vai aumentar atendimento psiquiátrico

Obra vai melhorar o atendimento aos pacientes e seus familiares e ampliar o número de leitos

Por Melina Marcelino (HC)
30/07/2020 15h02

Fundação criou um plano diretor de modernização do hospital, único no Pará para tratamento psiquiátrico de emergência, pelo SUSUm novo prédio vai abrigar a emergência psiquiátrica da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). A obra vai melhorar o atendimento aos pacientes psiquiátricos e ampliar o número de leitos. Os recursos virão da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), mas a licitação será feita pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). 

A direção da Fundação criou um plano diretor de modernização, atualização e crescimento do hospital, que prevê a construção de novas instalações para ampliar a emergência psiquiátrica. Trata-se do único hospital no Pará para tratamento psiquiátrico de emergência, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Diretora-presidente da Fundação, Ivete Vaz informa que o processo para construir as novas instalações já foi iniciado e a parceria com as secretarias de Planejamento e Obras Públicas garante celeridade ao projeto.

“Estamos felizes com essa parceria com a Seplad no projeto de reforma da psiquiatria do HC, que vem desde 2018. Uma psiquiatria que precisa ser vista com bons olhos. Assim que assumi, procurei a Seplad e a dra. Hanna Ghassan nos informou que o recurso já está reservado, bastando se fazer o projeto e a licitação", afirmou a diretora-presidente.

Ivete Vaz frisou que o próprio governador pediu que a obra fosse licitada pela Sedop. "Já iniciamos o processo, o memorial descritivo e o detalhamento das necessidades já estão prontos, então a Sedop vai fazer os projetos arquitetônicos e a licitação dos projetos executivos e da obra.”.

PROJETO

O projeto prevê a construção de um pavimento térreo, com 30 leitos de observação e 12 boxes de primeiro atendimento, onde as equipes encarregadas terão toda estrutura de apoio necessária para atender os pacientes.

As ambulâncias terão acesso por área coberta e protegida, preservando a privacidade dos usuários. Os pacientes estáveis serão recebidos em uma ampla sala de espera com 30 lugares, com acesso ao registro de atendimento, serviço social, atendimento médico, de enfermagem e serviços de apoio.

Pacientes mais agitados serão levados para uma sala de espera reservada, com classificação de risco.

A ala psiquiátrica da FHCGV foi inaugurada em 1989, como o primeiro setor a funcionar no hospital. Atualmente, ela é composta pela emergência psiquiátrica, com 20 leitos, e pelo Setor de Internação Breve (SIB), com 40 leitos. A média de atendimentos mensais na emergência psiquiátrica é de 850 pacientes.

ATENDIMENTOS

A pessoa em sofrimento mental pode procurar uma Unidade Básica de Saúde ou um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Mas se estiver em crise, deve ser encaminhada à emergência psiquiátrica do Hospital de Clínicas.

O serviço atende emergências psiquiátricas de pacientes com graves alterações de comportamento e de humor. O Hospital de Clínicas fica na travessa Alferes Costa, S/N, na Pedreira, em Belém.