Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SISTEMA PENITENCIÁRIO

Governo planeja construção de unidade prisional em Castanhal com 726 novas vagas

Seap também fará uma reforma completa no Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST)

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
30/07/2020 09h57

O governo do Estado continua trabalhando para ampliar o número de vagas no sistema penitenciário paraense. Após entregar, no início da semana, o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará V (CRPP V), no Complexo Penitenciário de Americano, no município de Santa Izabel, a expectativa agora é para a liberação de financiamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para execução de diversas obras, que juntas irão gerar mais 2.854 vagas no sistema penitenciário.

Uma dessas obras está programada para acontecer no município de Castanhal, com a construção de uma nova unidade prisional. O projeto incrementa o número de vagas carcerárias do Estado com 306 vagas masculinas e 420 femininas, e está orçado em R$ 36 milhões. 

Além de gerar 726 novas vagas prisionais, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) também fará uma reforma completa no Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST), para garantir aos custodiados o cumprimento da pena em condições humanizadas, com ênfase na segurança e dignidade.

Para dar início às obras, os internos do CRCAST foram transferidos para o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará V. A nova unidade cria 516 novas vagas no sistema penitenciário estadual. 

Reunião foi realizada na sede da Prefeitura de CastanhalTerreno - O titular da Seap, Jarbas Vasconcelos, esteve reunido, na terça-feira (28), com o deputado Hélio Leite e o prefeito de Castanhal, Pedro Coelho Filho, para tratar da regularização de uma doação, feita pela prefeitura ao Governo do Pará, da área que será utilizada para a construção da nova unidade prisional no município.

As autoridades aguardam uma reversão feita em cartório, para retornar o terreno em questão à posse do município, já que este já havia sido doado, porém as obras não chegaram a ser iniciadas.

Também participaram da reunião: o diretor de Administração Penitenciária, Ringo Alex; a diretora de Logística, Patrimônio e Infraestrutura, Kamila Costa; a coordenadora de Planejamento Estatístico e Orçamento (NPEO), Luana Wanzeler e o comandante do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), cel. Vicente Neto.