Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Sedap investe em ações para desenvolver agricultura familiar

Ações contínuas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) contribuem para a qualificação profissional, melhor produção e comercialização dos produtos

Por Camila Botelho (SEDAP)
29/07/2020 14h02

De geração em geração, uma tradição vai se mantendo no bairro do Uriboca, no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém (RMB). Na propriedade de oito hectares, 16 famílias se revezam no cultivo de plantas ornamentais e frutíferas, hortaliças, além da criação de galináceos. Esses pequenos agricultores, a exemplo de outros que trabalham a terra diariamente, recebem o acompanhamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). 

As ações da secretaria visam desde o incentivo à qualificação profissional à comercialização dos produtos. Na manhã desta quarta-feira (29), a diretora de agricultura familiar da Sedap, a agrônoma Antônia Aleixo fez uma visita técnica à propriedade e constatou o empenho e a dedicação das famílias com sua produção, mesmo em tempos de pandemia. 

Os dados levantados pela Diretoria de Agricultura Familiar da Sedap mostram que no Pará há aproximadamente 60 mil famílias com Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), instrumento utilizado para identificar e qualificar as unidades familiares de produção agrária. 

A agricultora Maria de Lourdes Brito, que trabalha e reside na propriedade visitada pela Sedap, diz que começou a lidar com agricultura familiar desde que “se entende por gente”. Maria de Lourdes Brito ressaltou que o trabalho tem apoio da Sedap. “Por meio da secretaria, já participamos de eventos que ajudaram bastante na comercialização”. 

A irmã de Maria de Lourdes, Maria do Rosário Pinheiro garante a qualidade dos produtos que a família vende. “Não usamos nenhum tipo de agrotóxico. Gostamos muito do que fazemos. Não saberíamos viver com outra atividade. Ser agricultora familiar para mim representa tudo. De onde eu tiro o meu sustento”.

Diretora de agricultura familiar, Antônia Aleixo disse que todo dia é para se comemorar o trabalho realizado pelo agricultor. Tanto que nos últimos dias, houve duas datas que marcaram as homenagens ao segmento: o Dia Internacional do Agricultor Familiar (dia 25) e o Dia do Agricultor (dia 28). 

Ela ressalta que a agricultura familiar é uma das mais importantes para o Brasil e para o mundo. “Eles, numa área pequena, conseguem trabalhar com a produção diversificada que chega à mesa do nosso consumidor dentro da Região Metropolitana de Belém. Isso é muito importante para nós”, ressaltou. 

“Em todos os eventos que a Sedap realiza na área de apoio à comercialização e também nas feiras de agricultura familiar promovidas pela secretaria, incentivamos a participação deles”. Antônia Aleixo lembrou que mesmo num momento tão delicado, como o da pandemia da Covid-19, as famílias não pararam de produzir e a secretaria trabalha para garantir que elas continuem mantendo o seu sustento. “Montamos estratégias para dar apoio aos agricultores, mesmo num momento crítico como esse. Incentivamos o delivery (pronta-entrega), ajudando a divulgar os produtos de qualidade, pois a população não parou de se alimentar”.  

*Por Rose Barbosa