Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

'Asfalto por todo Pará' conclui obras de pavimentação em Parauapebas

Programa envolve mais de 60 municípios paraenses e será expandido, em 2021, com a adição de mais 500 quilômetros a serem pavimentados em todo o Pará

Por Giovanna Abreu (SECOM)
28/07/2020 12h10

“Por todos esses anos, nós vínhamos sofrendo com tanta poeira. As crianças só viviam doentes. No período de chuvas, tudo se transformava em lama e vários buracos surgiam", disse Maria de Fátima Martins, moradora há quatro anos da Rua 8, do bairro Jardim Eldorado, em Parauapebas, referindo-se à conclusão das obras do Programa Asfalto por todo Pará no município de Parauapebas, na região Carajás. 

"Agora é diferente, a nossa vida mudou para melhor e eu só tenho a agradecer, porque o Governo realizou o nosso sonho e garantiu qualidade de vida para a nossa população”, diz ela. Foram 10 quilômetros de asfalto para as Ruas 7 e 8, do bairro Jardim Eldorado, além de outros serviços.

“Não é simplesmente o asfaltamento. Há toda uma preparação, por isso o serviço inclui a terraplanagem, calçadas laterais, a drenagem superficial através de meio-fio. E assim, reordenamos a via urbana, garantimos melhor mobilidade tanto para veículos, quanto para pedestres e qualidade de vida, além de promover a valorização dos imóveis por onde passar a obra”, afirma o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral.


O Programa Asfalto por todo Pará já foi implantado em mais de 60 municípios paraenses e avança com as obras Morador da Rua 7 do bairro Jardim Eldorado, Agenilson Batiza de Silva está feliz com a nova rotina após a conclusão das obras.

“Quando chovia os alunos não conseguiam nem ir para escola, os ônibus não entravam na rua por conta de tanta lama. Hoje temos carro-pipa, ônibus escolar. O pessoal faz caminhadas nas novas calçadas”, assegura.

“Agradecemos pela obra maravilhosa. Ela resolveu o nosso problema. Estávamos precisando”, complementa Márcia Silvia, moradora do bairro Jardim Eldorado há mais de seis anos.

O Programa requer um trabalho integrado com os municípios. “Estamos em contato frequente com as prefeituras, que identificam os bairros com maiores necessidades e nos auxiliam para a viabilidade do projeto. Independente das características econômicas e do tamanho dos municípios, nós estamos intervindo para ajudar no desenvolvimento urbano”, assegura o secretário.

O Programa Asfalto por todo Pará já foi implantado em mais de 60 municípios paraenses. 

BELÉM

A meta inicial do Governo do Estado era implantar 60 km de asfalto novo, além de serviços de terraplenagem, meio-fio e calçadas em 11 bairros da capital e nos distritos de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci.

O governador Helder Barbalho anunciou, contudo, que o programa será expandido para 100 km no território de Belém.

“Priorizamos os bairros em que estão localizados os territórios de pacificação para facilitar a acessibilidade em razão da envergadura desse projeto”, afirma o secretário.

MAIS INFRAESTRUTURA

Inicialmente, foi estabelecida a pavimentação de 504 km distribuídos por municípios de todas as 12 regiões de integração do Pará. Entretanto, o governador solicitou a adição de mais 500 km ao Programa.

“Por entender a necessidade de infraestrutura dos municípios e a importância para a qualidade de vida da população, o Governador tomou essa decisão espetacular. Ele autorizou a Sedop a fazer um novo levantamento para que possamos liberar mais 500 km de pavimentação. Estamos na fase de avaliações e devemos estar licitando o projeto até o final deste ano. Se tudo correr dentro da normalidade, no início de 2021 já iniciaremos o 'Asfalto por todo Pará 2'”, assegura Ruy Cabral.