Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Ação ostensiva da PM reduz criminalidade em Paragominas

Levantamento mostra que houve recuo considerável nos crimes de roubo, furto e homicídios, além de 33% menos veículos roubados no município

Por Matheus Soares (PM)
25/07/2020 21h53

As ações ostensivas e preventivas do 19° BPM contribuem para a redução dos índices de criminalidade em ParagominasA Seção de Inteligência, Estatística e Análise Criminal do Comando de Policiamento Regional VI (CPR VI) constatou queda na criminalidade em Paragominas, no sudeste do Estado, no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019.

A redução é de 23% no número de roubos, de 17% nos furtos e de 8% em homicídios. Em conjunto com os demais órgãos de fiscalização estaduais e municipais, o 19° BPM tem papel estratégico nessa  mudança, que melhora a qualidade de vida de uma população de 113 mil habitantes, segundo o IBGE.

O roubo de veículos, que sempre foi um grave problema em Paragominas, teve 27 casos no primeiro semestre deste ano, contra 40 no mesmo período em 2019, 33% a menos.

Decisivas para esse êxito têm sido as ações ostensivas e preventivas do 19° BPM, articuladas com o policiamento ordinário e o suporte das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e do Grupamento Tático Operacional (GTO). 

As tropas especializadas reforçam as ações repressivas e de prevenção. O resultado está expresso nos números: mais de 5 toneladas de drogas apreendidas; 447 pessoas presas; 12 recapturados; 64 armas de fogo apreendidas e 59 veículos recuperados, de 1º de janeiro a 30 de junho.

Comandante da unidade, o tenente-coronel Dênis Gonçalves diz que o protocolo de atuação do Comando da Corporação exige ações ostensivas. "A operação Polícia Mais Forte atua em três pontos estratégicos, apontados pelo estudo da Mancha Criminal como os mais críticos: entrada e centro da cidade e bairro Morada do Sol", informou o oficial.