Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Pará registra aumento de 54% em junho na abertura de empresas

Com mais de 4 mil registros na Jucepa, o setor do Comércio lidera em junho a instalação de novos estabelecimentos

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
21/07/2020 20h10

O número de novos negócios registrados em junho deste ano superou em 54% o número constatado em maio deste ano. Ao todo, 6.649 empresas foram abertas em junho no Estado do Pará, enquanto no mês de maio foram 4.151 empresas, mostram os dados da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). 

Dados da Jucepa apontam retomada da economia em junhoO Comércio foi o setor que mais registrou aberturas, com 4.134 registros, seguido do setor de Serviços, com 3.528 empresas, e 1.687 no setor de Indústrias. Na classificação por atividade, o setor com maior número de aberturas foi o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, com 1.177 novas empresas; seguido pelo de comércio varejista de cosmético, perfumaria e higiene pessoal, com 937 aberturas. Já o comércio varejista de artigos de armarinho ficou em terceiro, com 708 empresas, e em quarto lugar ficou o comércio varejista de bebidas, com 659 empresas abertas.A Junta Comercial adota medidas que facilitam a abertura de empresas

De acordo com a presidente da Jucepa, Cilene Sabino, “os números apontam para o crescimento das aberturas de empresas de pequenos negócios, como os Microempreendedores Individuais (MEIs), confirmando o fortalecimento da economia mesmo em meio à pandemia. Em paralelo a esse movimento, várias medidas de facilitação na abertura de empresas têm sido implementadas no Estado, como a Junta 100%, que possibilita abertura e baixa de empresas em minutos”.