Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Atletas apoiados pela Seel vencem 26° Troféu Rômulo Maiorana

Por Paula Portilho (EMATER)
20/07/2020 15h11

“Agradeço primeiramente a Deus por mais essa conquista. Estou muito feliz por poder trazer essa vitória para nossa modalidade, pois representa a nossa luta diária pelo esporte, o que não é fácil. Por isso, esse prêmio é tão gratificante e nos faz acreditar que podemos ir muito mais além e nunca desistir de nossos sonhos”, disse, com muito orgulho, Vileide Brito de Almeida, que foi anunciada como a melhor Atleta do Ano no 26 do Troféu Rômulo Maiorana nesta segunda-feira (20).

Secretário Arlindo e Vivi BritoMedalha de bronze em Basquete em Cadeira de Rodas nos Jogos Parapan-Americanos em 2019, ela é integrante do All Star Rodas é uma das atletas apoiadas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) a conquistar a premiação regional.

Seis atletas foram premiados com o troféu: Estephany de Jesus Ferreira Solano (categoria Desportos aquáticos), Mário Antônio dos Santos Nunes (Ginástica), Eduardo Costa da Silva (Atletismo), Fernanda Akemi Shimizu Cunha (Combates Esportivos), Glauciane Caldas Mendes (Tênis de Mesa), além de Vivi Brito, premiada ainda na categoria Atleta com Deficiência. 

Estaphany Solano“Essa premiação é muito importante para nós, pois ajuda a conseguir apoio para as competições. E também foi muito importante ela ter sido contemplada no último edital do Programa Bolsa Talento da Seel que já encerrou, pois foi com este recurso que ela conseguiu viajar ano passado e trazer bons resultados para o Estado como a medalha de prata conquistada na prova dos 200 metros na modalidade nado borboleta, no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação, no Espirito Santo”, ressaltou Vera Solano, mãe da nadadora Estephany.

Também foram contemplados profissionais ligados ao esporte e uma entidade desportiva que contaram com apoio da secretaria: Anne Caroline Ferreira Faleiro, da Federação de Karatê-Do Interestilos do Pará foi premiada como Árbitra do Ano; Zezé do Boxe, idealizador do projeto “Nocaute na Violência”, é a Personalidade Esportiva do ano; e a Federação do Ano foi a Federação Paraense de Remo (Fepar). 

Em parceria com a Seel, a Fepar deu início em fevereiro ao Campeonato Paraense de Remo, competição realizada desde 1905, com a participação de mais de 100 atletas e que foi suspensa, assim como muitos eventos com público, em razão das medidas de proteção adotadas para prevenir a pandemia de Covid-19. 

Este ano, antes do início da pandemia no Brasil, 99 atletas contaram com apoio da secretaria e em 2019, 403 receberam incentivo financeiro para participação em competições regionais, nacionais e internacionais. “O esporte local não seria tão reconhecido sem a dedicação desses atletas e personalidades que são exemplo e demonstram que o esporte pode mudar a vida de muitos jovens e crianças. Com isso, percebemos a evolução do esporte paraense a cada ano”, afirmou Arlindo Silva, titular da Seel.