Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MUNICÍPIOS SUSTENTÁVEIS

Pacajá, Anapu e Porto de Moz recebem obras de infraestrutura

Por Matheus Rocha (SEAC)
19/07/2020 11h23

Em Pacajá, Arlindo Fernandes vê a realidade mudar depois de mais de 40 anos, com a drenagem e pavimentação da rua onde moraArlindo Fernandes dos Santos saiu do Estado da Bahia, na década de 1970, em busca de uma vida melhor no Pará. Ele escolheu a cidade de Pacajá, no sudeste do Estado, para morar com a família. Hoje, aos 74 anos de idade, vê com alegria a Rua Pioneira, onde mora, recebendo obras de drenagem profunda e pavimentação. "Quando cheguei aqui era só mato na rua. Durante esse tempo todo a gente ficou esperando por melhorias, que agora estão chegando. Já estou com a cabeça branca, mas minha esperança é que fique uma rua melhor para meus filhos e netos".

Em Pacajá, 76 vias serão beneficiadas, totalizando 20 quilômetros de asfalto e nova rede de drenagemA cidade de Pacajá faz parte da lista de 12 municípios localizados nas regiões do Xingu e Tapajós que recebem obras de drenagem profunda e pavimentação do programa Municípios Sustentáveis, desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). Ao todo, 76 vias serão beneficiadas, totalizando 20 quilômetros de asfalto e nova rede de drenagem, num investimento de mais de R$ 27 milhões. As obras contemplam ruas localizadas no centro da cidade e em quatro vilas do município.

"Nosso município vem sofrendo com poeira e lama. Esta obra é de suma importância e vai ficar para o resto da vida. Nossa comunidade está de parabéns por ter recebido esse programa do governo. É uma parceria que vem dando certo em várias obras que têm chegado por meio do governo do Estado", diz o secretário de Administração de Pacajá, Clodoaldo Aguiar.

A comerciante Maria Aparecida, de Anapu, atesta as melhorias trazidas pelas obrasAs obras do programa estadual também estão sendo executadas, e já bastante adiantadas, no município vizinho Anapu. Serão mais de 14 quilômetros de drenagem e pavimentação, num total de 43 ruas. Alguns moradores já sentem a diferença. É o caso da comerciante Maria Aparecida, dona de uma venda de frutas e verduras na rua Oito, bairro Novo Panorama. O local já está com nova pavimentação. "Quando cheguei aqui a rua era só poeira. Agora melhorou. Está ótimo para nós. Melhorou até o meu comércio e minhas vendas", conta.

Outro município da Região Xingu que recebe obras do programa estadual é Porto de Moz, onde 44 ruas serão beneficiadas. Para o secretário de Infraestrutura do município, Wilson Souza, os serviços vão gerar grandes benefícios para a população. "A gente agradece ao governo do Estado pela parceria. Serão melhorias para o nosso povo poder transitar em alguns trechos onde antes era só lama e, no verão, poeira".

No total, os investimentos nos municípios de Pacajá, Anapu e Porto de Moz ultrapassam os R$ 69 milhões. A previsão é que os trabalhos prossigam até o fim deste ano.