Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CENTRO DE COMANDO

Segurança integrada prioriza tranquilidade e prevenção à Covid-19 nos balneários

Governador Helder Barbalho acompanhou o trabalho no Centro Integrado de Comando, em Salinas

Por Aline Saavedra (SECOM)
18/07/2020 16h47

Para um mês de julho atípico, devido à pandemia de Covid-19, o Governo do Pará fortalece as ações de segurança para proporcionar um verão amazônico tranquilo para quem procura os balneários em busca de lazer. Este ano, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), dentro da operação integrada "Verão Mais Seguro: Saúde, Segurança e Responsabilidade", instalou um Centro Integrado de Comando (CIC) na Praia do Atalaia, em Salinópolis, na região nordeste, que além de unir as forças de segurança, recebe as equipes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que trabalham para garantir todas as normas de prevenção à Covid-19.Governador Helder Barbalho (c) com a equipe de agentes que atua no Centro Integrado em Salinópolis

O governador Helder Barbalho esteve no CIC neste sábado (18) para acompanhar as atividades desenvolvidas. No local, os agentes de segurança monitoram, 24 horas, a movimentação na praia por meio de 29 câmeras. A qualquer sinal de necessidade de ação do sistema de segurança, as forças mais próximas são acionadas para atender ao chamado. Ações de conscientização também são feitas pelos agentes, para que o decreto municipal que dispõe sobre as medidas de prevenção à doença seja seguido à risca, como a permanência na praia apenas das 7 às 19 h.

Na área da saúde estão sendo distribuídos aos banhistas álcool 70% e máscaras. Testes rápidos de hepatite B e C, e vacina contra a hepatite B estão à disposição dos banhistas e dos servidores da área de segurança, reforçando que julho é o mês de conscientização das hepatites virais. Para este final de semana a expectativa é de atender uma média de 300 pessoas.Governador Helder Barbalho durante o acompanhamento das ações desenvolvidas pelo sistema de segurança

Verão seguro - Segundo o governador, a integração só reforça o trabalho preventivo que o Estado vem realizando. "Este é um serviço fundamental para garantir com que a presença do Estado possa acontecer com eficiência, com integração, com os órgãos de segurança pública e os órgãos de saúde atuando para garantir um verão seguro para todos aqueles que visitam o Estado do Pará, e particularmente aos paraenses que estão nos balneários nesse momento. Lembramos que todos devem ter a consciência de aproveitar o verão usando máscara, se protegendo, protegendo a sua família, e o governo do Estado trabalhando para proteger a todos", ressaltou Helder Barbalho.

O Centro Integrado de Comando está instalado ao final da Praia do Atalaia, próximo ao Atalho da Sofia, e integra a Operação Verão Mais Seguro, que conta com um efetivo superior a 3.500 agentes, que reforçam a segurança em 40 localidades. Além de Salinópolis, nos distritos de Outeiro e Mosqueiro (pertencentes a Belém) há Centros Integrados de Comando. A operação ocorrerá até o dia 3 de agosto.