Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segurança investe em tecnologia contra crimes cibernéticos

Novos módulos do Guardião permitem investigações para investigar perfis falsos e fakenews 

Por Aline Saavedra (SECOM)
15/07/2020 15h06

Policiais intensificam o uso de novas tecnologias que auxiliam no combate aos perfis falsos, fake news e outros crimes na internet A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) adquiriu e ampliou três módulos do Sistema Guardião, tecnologia já utilizada há mais de 10 anos pela Polícia Civil do Pará, sempre com autorização judicial. O investimento totaliza R$ 6,5 milhões.

Os três módulos ampliam os canais de investigação da polícia judiciária de mil para 1,5 mil canais, além de pesquisas em qualquer site, incluindo nuvens e, ainda, utilização em Inquéritos Policiais Militares (IPM), sempre após autorização judicial.

O sistema poderá ser empregado em investigações contra pessoas físicas e jurídicas, nos termos da legislação vigente. Após a compra, a Segup segue o cronograma de instalação e treinamento, para posterior implantação.

Ualame Machado reitera investimentos em inteligência e integração O secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, afirma que os módulos distintos da nova tecnologia ajudarão no combate às novas criminalidades e auxiliarão na nova organização do trabalho de cada instituição policial que fará uso do equipamento.

“Desde o início da gestão, estamos trabalhando muito os três “Is”: investimento, inteligência e integração, tanto dos sistemas quanto dos órgãos para que a gente possa melhorar cada vez mais” disse o secretário.

Ele explicou que o equipamento de inteligência permite, além do monitoramento telefônico nas investigações com autorização judicial, a possibilidade de inclusão de novos módulos, para o combate aos crimes cibernéticos e também aos perfis falsos, as chamadas fakenews.

“Existem, ainda, modelos que permitem melhor organizar os procedimentos disciplinares, por exemplo, da Policia Militar, que terá um módulo em que poderá fazer esses processos disciplinares dentro desses sistemas, que estarão de forma organizada, catalogada, para que haja um controle efetivo desses procedimentos”, explicou. 

De acordo com a Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac) da Segup, somente no período de janeiro a junho de 2020, 456 ocorrências de crimes virtuais foram registradas. No mesmo período, no ano passado, 548 pessoas foram vítimas desse tipo de crime. De janeiro a dezembro de 2019, o número de ocorrências contabilizou 1.267.

DENÚNCIAS 

Vítimas de crime virtual devem fazer o registro da ocorrência por meio da delegacia virtual ou se ir até a sede da Delegacia Geral, onde está a Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos. A Delegacia Geral fica na Avenida Magalhães Barata, 209, em Nazaré.