Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Sedap trabalha para aprimorar escoamento da produção no sul e sudeste do Pará

Secretário cumpre agenda com produtores nos municípios de Santa Maria das Barreiras e Conceição do Araguaia 

Por Camila Botelho (SEDAP)
15/07/2020 13h40

Verificar a produção agropecuária das regiões sul e sudeste do Pará, trocar experiências com produtores e prefeitos e tratar das demandas estratégicas relacionadas à logística de transporte e escoamento.

Esses são os principais objetivos do Governo do Pará com a visita à região do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga. Em Santa Maria das Barreiras, o secretário foi a duas grandes propriedades de produção de milho e agropecuária e ouviu reivindicações. 

“A gente está trabalhando para que tenhamos cada vez mais sinergia com a prefeitura local, que é bem atuante no agronegócio. Pensando em desenvolvimento, para estarmos afinando as estratégias estaduais com as municipais, em prol do desenvolvimento da agricultura no nosso estado”, ressaltou. 

Convênio com prefeitura de Conceição do Araguaia vai recuperar a PA-327, importante corredor logístico para a produção de soja Em Conceição do Araguaia, o secretário se reuniu com produtores e tratou sobre o convênio para a recuperação da PA-327, importante corredor logístico para a produção de grãos dos municípios de Conceição do Araguaia e Santa Maria das Barreiras.  

“O primeiro ponto é que esse convênio foi firmado com a prefeitura de Conceição do Araguaia, que está licitando para a recuperação dessa rodovia, para que seja escoada uma boa parte dos grãos por essa via”, explicou o secretário.  

Produção agrícola dinamiza economia de municípios da região A recuperação e sinalização das vicinais de Conceição do Araguaia foi outro ponto de pauta. Ele informou aos produtores que o governo do Estado tem um convênio de recuperação de algumas vias, essenciais ao escoamento da produção da agricultura familiar do município, principalmente a farinha produzida em Conceição do Araguaia. 

Ele também visitou o mercado municipal de Conceição do Araguaia, cuja revitalização será feita pelo governo do Estado.

“Queremos dar início ao processo licitatório para começar o mais rápido possível a obra dos galpões do mercado”.

PRODUTIVIDADE

A atenção do governo do Estado à região sul e sudeste do Pará foi elogiada pelo prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins, que acompanhou Hugo Suenaga a Santa Maria das Barreiras.

“Nós pudemos visitar os plantios de soja, o confinamento, o milho plantado em nossa região. Parabéns ao governo do Estado. Ao nosso governador Helder e ao secretário Hugo por estar aqui visitando o sul do Pará e trazendo apoio ao pequeno, médio e ao grande agricultor”. 

Os produtores também manifestaram contentamento com a visita.  Gilberto Carlos Aras, proprietário da Fazenda Novo Horizonte, localizada em Santa Maria das Barreiras, ressaltou a importância da visita do secretário e do prefeito.

“O objetivo deles é igual ao nosso. Aumentar a produtividade, melhorando nossas estradas. Nós estamos muito animados com o que ele nos propõe. De mãos dadas. Crescendo juntos. Um crescimento sustentável e respeitando o meio ambiente. Produzindo mais por hectares da área que nós temos aqui no sul do Pará”.

Presidente da ProCampo, João André observou que a região sudeste do estado é rica em solo e chuva e propícia à produção agrícola. “O governo do Estado tem mostrado vontade e interesse em desenvolver a nossa região”, enfatizou.

Ele observou também que a região tem uma produção de soja significativa, com boas perspectivas para continuar crescendo.

“Temos potencial para gerar novos empregos e desenvolvimento para a região. O governo do Estado tem demonstrado boa vontade. Que nossos diálogos gerem frutos e desenvolvimento para todos nós”, ressaltou. 

*Por Rose Barbosa/ Ascom Sedap.