Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORIENTAÇÃO

Departamento de Trânsito intensifica ações de educação no veraneio paraense

Abordagem educativa alerta condutores para possíveis irregularidades

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
12/07/2020 00h10

Neste segundo final de semana de julho, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) intensifica as ações de educação pelo interior e balneários do Pará, buscando tornar o trânsito mais seguro para todos. As atividades são voltadas para a orientação e conscientização dos condutores quanto aos principais fatores de risco nas vias, como dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete e do cinto de segurança, além do não uso de cadeirinhas para crianças.

Neste ano, uma atenção especial é dada aos cuidados necessários para a prevenção do novo coronavírus. Os agentes de Educação do órgão realizam esse trabalho em Mosqueiro, Salinópolis, Marabá e Santarém.

É importante ressaltar que a ideia da abordagem educativa não é penalizar os condutores, mas alertá-los para possíveis irregularidades, um trabalho que auxilia na redução do número de acidentes de trânsito com vítimas fatais. "Apesar do momento único que estamos vivendo, devido à pandemia, não podemos esquecer do nosso compromisso com a sociedade acerca da prevenção de acidentes. Por isso, abordamos com os motoristas todas essas questões que trazem risco à segurança nas vias", afirmou a coordenadora de Educação do Detran, Isabella Mesquita. 

Ainda de acordo com a coordenadora, esse trabalho de conscientização tem sido bem recebido pela população. "É extremamente gratificante ver que a sociedade entende a nossa missão, que estamos ali para resguardar a vida de cada um. O feedback é positivo e nos incentiva a continuar com nossas ações", comenta.

Prevenção - Os cuidados que devem ser tomados no momento da revisão do veículo também são essenciais para a prevenção de acidentes. “É importante verificar se pneus, freios, para-brisas, limpador de para-brisa e os faróis estão em condições de trafegabilidade. Depois disso é só manter o alerta redobrado nas estradas", afirma o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia, que deu mais dicas de segurança aos condutores. "Nas rodovias, motoristas devem lembrar de manter uma distância maior do carro da frente. E uma dica fundamental é dispensar o uso de celular, comidas e demais fatores de distração", completou.