Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo expulsa da Polícia Militar cabo envolvido em organizações criminosas

A decisão reforça o compromisso do Estado com a segurança da população

Por Aline Saavedra (SECOM)
10/07/2020 23h14

O compromisso do Governo do Pará de combater a criminalidade, envolvendo ou não agentes de segurança pública, foi reforçado com a decisão de excluir da Polícia Militar o cabo Wesclei Silva Souza, acusado de participar de organizações criminosas que, entre outras denúncias, cometiam homicídios na Região Metropolitana de Belém. A exclusão do acusado da corporação foi assinada pelo governador Helder Barbalho no último dia 8 de julho.

O pedido de expulsão de Wesclei Silva Souza foi aceito pelo Conselho de Disciplina Policial Militar. Ele recorreu da decisão à Procuradoria-Geral do Estado. A PGE indeferiu a solicitação, e acrescentou argumentos da gravidade das condutas infracionais cometidas pelo ex-policial.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o fato confirma o compromisso do Sistema de Segurança Pública com a população. "Nós não iremos permitir que aquele que deveria estar garantindo a segurança da população esteja descumprindo com o seu papel. Nós mostramos, desde o início da nossa gestão, que reconhecemos, valorizamos e condecoramos policiais que desenvolveram um ato que, muitas vezes, vai além do que o profissionalismo exige para praticar o bem. Por outro lado, já cortamos na própria carne quando detectamos que o policial esteja desviando da sua função. O nosso papel é trabalhar sempre em prol da sociedade", afirmou Ualame Machado.

O agora ex-cabo Wesclei foi preso durante a Operação Anonymous, deflagrada em março de 2019 pelo Sistema de Segurança Pública do Pará. Durante investigações de homicídios praticados na Grande Belém, agentes de segurança teriam percebido que os crimes sempre aconteciam da mesma forma e, diante disso, observaram a possível presença de policiais militares nos casos.