Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VILA DO CARMO

Governo assina ordem de serviço e investe mais de R$ 33 milhões em asfalto da PA-140

Ação inclui restauração, conservação e implantação de acostamento em 37,5 quilômetros da rodovia

Por Ronan Frias (DETRAN)
10/07/2020 16h50

Governador acompanhou o início dos trabalhos no trecho entre Santa Izabel do Pará e BujaruO governador do Pará, Helder Barbalho, assinou, nesta sexta-feira (10), na Vila do Carmo, a ordem de serviço para o início das obras de restauração, conservação e implantação de acostamento em 37,5 quilômetros da PA-140. As melhorias já começaram a ser realizadas no trecho entre Santa Izabel do Pará e o município de Bujaru, situados no nordeste do Estado.

"Os trabalhos já iniciaram hoje e nós estamos trazendo melhorias que vão garantir segurança, conforto e tranquilidade para a vida das pessoas. Essa é a nossa preocupação" - Helder Barbalho, chefe do Poder Executivo do Pará.

Nova estrada vai ganhar condições mais adequadas para o escoamento da produção localCerca de R$ 33 milhões do tesouro estadual foram investidos na ação que está prevista no cronograma de serviços da Secretaria de Estado de Transportes (Setran). "A obra vai iniciar das duas extremidades da PA e vai se unir aqui na altura da Vila do Carmo. O objetivo é garantir uma nova estrada nesse trecho", afirmou o diretor técnico da Setran, João Renato Aguiar.

A melhoria atende a uma antiga reivindicação dos moradores, como a dona de casa Nelma Correa, que vive a rotina da PA-140 há mais de duas décadas. "Essa benfeitoria era o sonho da gente. A estrada tem buracos e pontos que a gente não se sente seguro, mas hoje, eu posso falar pela população daqui: estamos confiantes. Há mais de 20 anos um governador não vinha até aqui olhar pra gente", lembrou a moradora.

Integração e renda

A PA-140 faz ligação entre os municípios de São Caetano de Odivelas, Vigia, Santo Antônio do Tauá, Santa Isabel do Pará, Inhangapi, Bujaru, Concórdia do Pará e Tomé-Açú. Agora, a estrada vai ganhar condições mais adequadas para o escoamento da produção local, que pode ser distribuída por todo o Estado.

"Esta é uma estrada muito importante. A PA-140 é estratégica para o crescimento e desenvolvimento do nosso Estado. A recuperamos vai garantir a interligação da produção de todo o Pará", frisou Helder.

Participaram da assinatura o vice-governador do Estado, Lúcio Vale, e os deputados federais Alcione e Beto Faro, além dos deputados estaduais Daniel Santos e Dilvanda Faro.

Além da PA-140, o governo do Estado também irá iniciar as obras de pavimentação da Perna Leste, entre a Alça Viária e Bujaru, com extensão de 45 quilômetros. A pavimentação das duas rodovias vai melhorar a trafegabilidade da RMB para o interior, e será uma nova opção aos motoristas e caminhoneiros, desafogando o trafego da Alça (PA-483).