Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Prazo de notificação de vacinação contra febre aftosa termina dia 15

Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) frisa a obrigatoriedade de os produtores rurais imunizarem rebanhos e comunicarem o ato à instituição

Por Monique Hadad (UEPA)
10/07/2020 13h02

Pará tem status de zona livre da febre aftosa com vacinaçãoA Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) informa que o prazo final de notificação da vacinação contra a febre aftosa será na próxima quarta-feira (15). É obrigatório que os produtores rurais, após imunizarem seus rebanhos, comuniquem o ato à instituição.

A declaração da imunização deve ser feita, preferencialmente, de forma on line, por meio do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), conforme tutorial.

O produtor também pode realizar a notificação via e-mail ou telefone, junto à unidade local ou gerência regional do município de atuação. Os contatos estão disponíveis no site da Adepará: http://www.adepara.pa.gov.br/.

Além das citadas formas, a comprovação poderá ocorrer presencialmente, no escritório local de atuação do produtor. Serão cumpridas todas as recomendações de prevenção ao coronavírus durante o atendimento.

Diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo reforça a necessidade de comunicação da imunização à Agência de Defesa Agropecuária. “É imprescindível que o produtor, após a vacinação, realize a notificação. No ato, é importante apresentar, além da nota fiscal de aquisição da vacina, a relação do rebanho, com a quantidade de animais, faixa etária e espécie trabalhada”.

O produtor que não notificar a vacinação estará sujeito à multa, cujo valor pode variar de acordo com a quantidade de animais.

CAMPANHA 2020

A primeira etapa da campanha de vacinação de 2020 contra a febre aftosa no Pará se encerrou em 30 de junho. Foram imunizados bovinos e bubalinos de todas as idades. Todos os municípios paraenses estiveram incluídos na ação, exceto o Arquipélago do Marajó e as cidades de Faro e Terra Santa, no Baixo Amazonas, que possuem etapas específicas. A meta é imunizar mais de 20 milhões de bovinos e 166 mil bubalinos.

O Pará possui o status sanitário de zona livre da febre aftosa com vacinação. A Adepará tem se comprometido a cumprir as medidas estabelecidas pelo Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (Pnefa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).