Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA DA PAZ

ParáPaz distribui cartilha sobre abuso sexual infantil

Conteúdo em linguagem simples e lúdica, alerta crianças e adolescentes a partir de atividades interativas de pintura, caça-palavras entre outras brincadeiras

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
10/07/2020 12h39

Ação voltará ao Terminal Hidroviário de Belém dia 17 deste mêsAproveitando o fluxo intenso no Terminal Hidroviário de Belém (THB) nos finais de semana, o polo da Fundação ParáPaz iniciou nesta sexta-feira (10) a ação “Verão com prevenção e proteção”, distribuindo para crianças entre três e 12 anos, a cartilha “Brincando – Viver sem violência, brincar sem violência e aprender sem violência”.

O conteúdo em linguagem simples e lúdica, alerta sobre o crime de abuso sexual infantil a partir de atividades interativas de pintura, caça-palavras entre outras brincadeiras.

Segundo o coordenador da ação de verão, Renan Freitas, “a cartilha é um diferencial em forma de denúncia para fazer com que as crianças saibam a diferença do toque bom e toque mau, principalmente nesse período de pandemia, e no terminal, conseguimos atingir um número grande de pessoas”.

A dona de casa Raquel Souza, de 30 anos, mãe de um menino de 7 anos, aprovou a iniciativa. “Gostei muito porque é uma forma de puxar assunto sobre isso numa maneira que ele entenda. E achei bem colorida, bonita, despertou minha atenção porque nunca vi nada parecido e ele vai gostar porque adora pintar lá em casa”, comentou Raquel, enquanto folheava o material junto a criança, na fila de embarque para Soure, na Ilha do Marajó.

Presidente da ParáPaz, Jamille Saraty destacou o período oportuno do trabalho educativo. “Férias é o melhor momento de interagir com o público infantojuvenil, pensando nisso a Fundação estará nas principais praias do estado realizando a distribuição das cartilhas com o objetivo de conscientizar, ensinar e prevenir o abuso sexual contra crianças e adolescentes”.

A ação se expande neste sábado (11) e domingo (12) para o município de Curuçá no nordeste estadual, e para Mosqueiro, distrito de Belém. A Fundação ParáPaz entrega o  material educativo, com distribuição de álcool em gel 70%, kits de higiene bucal e preservativos, doados pela Secretaria de Saúde (Sespa).

Famílias e crianças aprovaram a iniciativa lúdica e educativaTambém estão sendo entregues máscaras, doadas ao ParáPaz pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Apoio a Mulher Paraense (Idesamp) em parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora (Irme), por meio do projeto “Heróis usam máscaras”. 

Na próxima sexta-feira de julho, 17, a ação se repetirá no Terminal Hidroviário de Belém. Em seguida, dias 18 e 19, estará no município de Salinas, região do Salgado  paraense.