Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO 2020

Grupamento Fluvial reforça ações em Belém e balneários do Pará

Grupamento de Segurança atua na Operação Verão 2020 para coibir roubos e outros crimes em rios do território paraense

Por Giovanna Abreu (SECOM)
09/07/2020 13h01

Operação Verão 2020 do Grupamento Fluvial assegura fiscalizações nos rios e portos para um veraneio mais tranquilo em todo o Pará Com 56 embarcações distribuídas por todo o Pará, o Grupamento Fluvial de Segurança Pública intensifica as ações preventivas e repressivas, neste mês de julho, integrando a Operação Verão 2020 nos rios do Pará. Vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Gflu é responsável pelo planejamento estratégico do sistema de segurança integrado e direciona ações da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar à área fluvial. 

Titular da Delegacia de Polícia Fluvial, o delegado Arthur Braga destaca a atuação do Grupamento. “Além da fiscalização relativa às restrições decretadas pelo governador para garantir a prevenção contra a proliferação do novo coronavírus, atuamos com um viés de prevenção e repressão de crimes, nos fazendo presente, especialmente, nos pontos focais de intercorrências”.

O Gflu atua com embarcações estratégicas para rondas nos portos da Região Metropolitana de Belém (RMB) e durante a Operação Verão mobiliza diretamente 25 agentes de segurança, a fim de coibir roubos e outros crimes nos rios.

Equipes volantes estão à disposição para o pronto-emprego“Contaremos com a Delegacia Itinerante que fica se movimentando na Região Metropolitana de Belém, com base em Barcarena. O órgão se deslocará por Belém, Ananindeua, Outeiro, Mosqueiro e outras partes do Rio Guamá”, informa o delegado. 

O município de Salinópolis também contará com uma embarcação disponibilizada para a Polícia Militar. “Nos anos anteriores, alguns criminosos se aproveitavam da maré cheia para assaltar, porque a Polícia não tinha como passar por terra. Identificamos essa movimentação e deslocamos embarcações para fazer patrulhamento nas áreas que os assaltantes utilizavam como rota de fuga para evitar que esses crimes ocorram. A Ilha de Algodoal também possui uma embarcação com esse mesmo objetivo”, garante o titular.

Uma equipe volante também ficará disponível para o pronto-emprego, na sede do Grupamento Fluvial, que é deslocada de acordo com as demandas municipais. “Nesse final de semana, por exemplo, enviaremos uma embarcação para Marabá, com o objetivo de reforçar o sistema de segurança por conta da reabertura da praia”, ressalta Arthur Braga. 

O trabalho do Grupamento não se limita a crimes que envolvem apenas grandes embarcações de transporte de passageiros e carga. Os agentes também trabalham para a segurança de ribeirinhos.Ação também prioriza a prevenção contra o novo coronavírus

“Muitos ribeirinhos são muito visados porque trazem dos interiores os seus produtos para vender na capital e no retorno levam a sua renda em espécie, por isso também intensificamos as nossas ações nos principais pontos em que ocorrem essas intercorrências, como nas Ilhas de Cotijuba, Paquetá e Outeiro”, ressalta.

OPERAÇÃO VERÃO 2020

A Segup coordena a "Operação Verão Seguro: saúde, segurança e responsabilidade por todo o Pará", que ocorrerá ao longo de seis finais de semana consecutivos no Estado, sendo encerradas em 3 de agosto.

A Operação Verão 2020 conta com um efetivo de 3.546 agentes de segurança, 319 viaturas (de duas e quatro rodas), 50 viaturas, entre auto rápido, auto busca salvamento e unidades de resgate do Corpo de Bombeiros, sete ônibus, 56 embarcações, seis quadriciclos, três aeronaves, um caminhão e uma delegacia móvel.

O trabalho integrado além de asseverar a segurança dos turistas, em relação a eventuais atos de criminalidade, também prioriza a prevenção contra o novo coronavírus durante o verão amazônico.