Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
URBANIZAÇÃO

Concurso Arquitetônico do Parque da Cidade avança com instalação do júri técnico

Os jurados vão avaliar 23 propostas arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas para a área do atual Aeroporto Brigadeiro Protásio

Por Josie Soeiro (SECULT)
06/07/2020 21h01

O Concurso Arquitetônico Nacional do Parque da Cidade, realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e executado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), avança para as etapas finais de seleção. Nesta segunda-feira (06), o Diário Oficial do Estado trouxe a publicação do novo cronograma do concurso - também afetado pela pandemia de Covid-19 - instaurando o júri técnico, composto por cinco arquitetos com grande conhecimento em projetos de arquitetura e urbanismo: Bel Lobo e Claudia Brack Duarte, do Rio de Janeiro; e Nelson Carvalho, Roberta Rodrigues e Paulo Ribeiro, do Pará. 

De hoje até o próximo dia 13 de julho, segundo o novo cronograma, os arquitetos terão a missão de avaliar as 23 propostas arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas que prometem transformar a área do atual Aeroporto Brigadeiro Protásio, em Belém, em um grande complexo cultural e de lazer. Do total de projetos inscritos, oito são do Pará, oito de São Paulo, três do Rio de Janeiro, duas do Paraná, uma de Santa Catarina e uma do Rio Grande do Sul.

“A construção deste sonho pra Belém começa a tomar forma. A participação da população, em consultas públicas sobre os equipamentos desejáveis para o nosso Parque da Cidade, trouxe um elemento vital para o projeto: o pulso da comunidade; as necessidades cotidianas, a qualidade de vida que cada morador de Belém precisa pra voltar a gostar do seu lugar. Os projetos estão muito bonitos, criativos e inovadores. E o nosso júri já está imbuído de um afeto pela cidade, que merece este presente", destaca a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

Votação virtual - Os trabalhos finalistas serão anunciados pelo Governo do Estado no dia 14 de julho. Inicialmente, os projetos seriam avaliados por júri popular durante a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Mas as medidas de prevenção causadas pela pandemia geraram uma mudança de planos, tornando a votação virtual. Durante 15 dias a população poderá avaliar cuidadosamente os dois projetos selecionados pelos jurados e escolher o melhor pra Belém, nesta que será a maior intervenção urbanística da cidade nos últimos 100 anos.

A votação na plataforma digital do concurso deve ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, por meio do site da Fadesp (https://portalfadesp.org.br/). A divulgação do resultado final está previsto para 7 de agosto. 

"Os desenhos que compõem as duas propostas escolhidas pelos arquitetos que compõem o corpo de jurados serão disponibilizados na página do concurso (www.parquecidade.com) para escolha, pela população, do projeto ganhador, de forma semelhante à primeira etapa, por meio de votação popular. Será possível visualizar o geral e os detalhes de cada proposta, para melhor compreensão das ideias de cada uma das duas propostas para o Parque da Cidade", garante o professor José Júlio, da Fadesp.