Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Centro de Recuperação de Breves recebe padronização

Ação do Comando de Operações Penitenciárias/Seap prossegue até 16 de julho

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
06/07/2020 15h53

O Centro de Recuperação de Breves é a mais recente casa penal do Estado a integrar a rede de padronização estadual de procedimentos, que dá uniformidade ao sistema penitenciário paraense, marca a retomada de controle do cárcere por parte do Estado e promove as garantias previstas na Lei de Execução Penal.O Comando de Operações Penitenciárias agiu sem alterações ou uso da força na revista estrutural e limpeza da casa penal

Por volta de 5h de domingo (5), o Comando de Operações Penitenciárias (COPE)/Seap ingressou na unidade sem alterações ou necessidade do uso da força. Houve revista estrutural e limpeza da casa penal. Todos os custodiados cortaram o cabelo, receberam novos uniformes e kits de higiene. O atendimento biopsicossocial identificou necessidades médicas, jurídicas e sociais. A ação se estenderá até 16 de julho. 

Comandante do COPE, o Cel. Vicente Neto explica que a padronização de procedimentos obedece aos parâmetros do triângulo homem, equipamento e procedimento.

“O homem é o profissional, o técnico capacitado ao serviço. O equipamento é necessário, eficiente e legal no seu uso, do qual a SEAP está fornecendo para as casas penais; e o procedimento ocorre como a base de tudo. A coesão de uma unidade penal depende destes três itens e isto será entregue, assim como já foi em outras casas penais que atuamos", disse ele, que dá curso de instrução sobre o modelo de padronização a agentes penitenciários e servidores das casas penais.

A padronização aumenta a segurança, pois promove melhorias estruturais por meio de reformas e benfeitorias. Atender às necessidades da população prisional, garantir maior dignidade e melhorar a atuação dos servidores penitenciários, com formação e condições de trabalho adequadas. Essas são algumas das metas do Plano Estadual de Padronização das Unidades Prisionais, que pretende envolver todas as casas penais ainda no primeiro semestre deste ano.

“Este é nosso desafio, manter as instituições dentro dos procedimentos de segurança, porém necessários, pois melhoram de forma significativa o trabalho e nos trazem um ambiente salutar, atrelado ao modelo padrão estabelecido de administração penitenciária”, explica o diretor de Administração Penitenciária, Ringo Alex Frias.