Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO 2020

Bombeiros focam em prevenção e orientação nas praias

Em Mosqueiro e em Cotijuba, no primeiro final de semana de julho, as praias estavam fechadas ao público, mas em Salinas o banho de mar foi liberado

Por Sargento BM Barreto (CBM)
05/07/2020 22h43

Bombeiros fiscalizam medidas de combate ao coronavírus nas praias O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil zelaram pelo cumprimento das medidas preventivas para garantir a segurança de veranistas em praias e balneários do Estado. Evitar aglomerações, cumprir os decretos municipais para evitar a proliferação do novo coronavírus e fazer cumprir as restrições estabelecidas pelas prefeituras foram as principais atribuições no primeiro final de semana do veraneio.

Em Mosqueiro, por exemplo, as praias não estão liberadas para o banho, o serviço de guarda-vidas foi suspenso, mas os militares patrulharam as areias com auxílio de quadriciclo e o calçadão de acesso às praias do Farol, Marauh, Paraíso e Farol, onde foi instalado o centro integrado do governo estadual. Houve serviço de orientação e foram feitas abordagens aos veículos de banhistas que se deslocaram até a ilha, com o apoio da Defesa Civil Estadual, que auxiliou na orientação aos restaurantes da orla.

Trabalho semelhante foi feito nas praias da ilha de Cotijuba, segundo o Soldado BM Adriano, técnico da Defesa Civil do Estado. As praias mais frequentadas continuam fechadas, cumprindo decreto municipal para conter o avanço da Covid-19. No local, está sendo feito o levantamento do nível de erosão nas vias próximas a praias. "Estamos fazendo o levantamento das áreas de risco de erosão, há vias bem deterioradas pela maré, impossibilitando o tráfego".Na região nordeste, o serviço de guarda-vidas orientou o público para prevenir acidentes e afogamentos

Em Salinas e Pirabas, na região nordeste, o banho de mar está liberado, mas a frequência de banhistas nas praias neste domingo (5), foi menor que no sábado. O serviço de guarda-vidas orientou o público para prevenir acidentes e afogamentos, principalmente no cuidado que pais e responsáveis devem ter na atenção com as crianças na hora do banho de mar. Não houve registro de afogamento com óbito nas áreas de banho cobertas pelos guarda-vidas.

ACIDENTE

Houve um acidente na rodovia BR 316 e a vítima foi atendida por guarnições do CBMPA destacadas para para a base da Polícia Rodoviária Federal-PRF em Sta Maria do Pará, por causa da Operação Verão 2020. Com deslocamento no ombro, a vítima foi enviada ao hostipal em Sta. Maria do Pará.
O Comando Operacional considerou o primeiro final de semana de operação tranquilo, sem óbito e marcado pelo serviço de orientação e prevenção à população.