Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JULHO

Detran realiza ações educativas durante Operação Verão 2020

Orientação de condutores, passageiros e pedestres é realizada em Salinópolis, Santarém, Marabá e Mosqueiro

Por Leandro Oliveira (DETRAN)
04/07/2020 16h44

Cerca de 30 agentes de educação foram deslocados e vão atuar durante a fiscalizaçãoO Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em paralelo às ações de fiscalização, também realiza trabalhos educativos em quatro municípios durante a Operação Verão, que ocorre neste mês de julho. Salinópolis, Santarém, Marabá e o distrito de Mosqueiro, locais de grande circulação neste período, contam com equipes deslocadas da capital para a orientação de condutores, passageiros e pedestres sobre comportamento seguro no trânsito e a necessidade da manutenção do distanciamento social para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O Detran deslocou cerca de 30 agentes de educação, que trabalham em parceria com os agentes de fiscalização do órgão e demais órgãos de segurança pública, além dos departamentos municipais de trânsito.

Em Marabá, as ações serão em conjunto com a fiscalização, de caráter educativo e preventivo, portanto, semelhante ao que será feito em Santarém, com trabalho preventivo nas rondas, além de ações mais voltadas aos cuidados sanitários realizados junto aos parceiros locais.

Na manhã deste sábado (4), as ações no distrito de Mosqueiro foram concentradas na PA-391, na altura da barreira da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), onde cerca de 1.600 pessoas que seguiam para o balneário foram orientadas. Os agentes desenvolvem, pela tarde, ações na orla do Chapéu Virado e Farol.

"Observamos como infrações mais cometidas o não uso do cinto de segurança no banco de trás e o uso inadequado do dispositivo de segurança para crianças, dois fatores de risco altíssimo, que podem custar a vida das pessoas no trânsito" - Maria Inêz Lopes, agente de educação.

Em Salinópolis, ações educativas são realizadas na PA-124 e PA-444Salinas

Já em Salinópolis, ações educativas foram realizadas na PA-124, com atenção especial na orientação acerca dos fatores de risco para condutores e passageiros. Na PA-444, via de acesso à praia do Atalaia, abordagens são feitas aos condutores para um trabalho voltado à combinação entre álcool e direção, além de cuidados neste período de pandemia. Outras ações também estão sendo realizadas na rampa do Atalaia e nos atalhos do Mazola e Sofia, em parceria com as equipes de fiscalização.

As ações seguem até o final do mês de julho nestes municípios e diversos outros atendidos pelas equipes de fiscalização, que também estão aptas a realizar um trabalho preventivo e com vistas ao incentivo do isolamento social nas localidades.