Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTOCOLO

Capanema é exemplo de padronização no sistema prisional do Pará

A unidade passa por reforma e revista estrutural, e custodiados receberam novos uniformes e kits de higienização

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
02/07/2020 14h29

Desde o ano passado, local não registra entrada de objetos ilícitos ou rebeliõesOs mais de 100 custodiados do Centro de Recuperação Regional de Capanema (CRRCAP) receberam, na quarta-feira (1º), novos uniformes e kits de higienização. A ação faz parte da implementação de procedimentos e protocolos de rotina feita pelo Comando de Operações Penitenciárias (Cope), desde terça-feira (30), que também realizou uma revista estrutural. Desde setembro do ano passado, quando ocorreu a primeira ação do Cope, o local não registra entrada de objetos ilícitos ou rebeliões.

As celas e toda a estrutura da casa penal foi higienizada e está passando por reformas, com nova pintura. O Centro de Recuperação Regional de Capanema segue como exemplo de manutenção da padronização e disciplina no sistema prisional paraense.

Internos receberam novos uniformes e kits para higieneDe acordo com o subcomandante do Cope, major Jacson, a casa penal está limpa e organizada, dentro dos padrões estabelecidos pela secretaria, e o Comando está na unidade para fazer a intensificação dos procedimentos. "A estrutura da unidade prisional está em boas condições. A direção tem o controle, bem como apoio dos gerentes e agentes prisionais, que se mostraram muito interessados e comprometidos pelo serviço", destaca.

O diretor do CRRCAP, Raphael Vieira, explica que o trabalho desenvolvido em Capanema alinha ações e procedimentos pautados no manual de procedimentos da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), com objetivo de desempenhar com maior eficiência e eficácia o tratamento penal. 

"Realizamos melhorias amplamente, tanto interpessoais quanto de infraestrutura. A implementação de uma nova mentalidade, a partir de novos procedimentos, auxiliou ainda na ampliação da disciplina dentro do cárcere, auxiliando a pessoa presa no próprio processo de ressocialização, adotando para si novos hábitos. Além disso, a visão mais completiva do Manual de Procedimentos Operacionais da Seap e a execução deste conta com a colaboração de todos", afirma.