Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

E-book auxilia tomada de decisões com enfoque na Agenda 2030 da ONU

Ferramenta foi desenvolvida por alunos do 6º semestre do curso de Engenharia de Produção, orientados por um grupo de docentes da Universidade do Estado do Pará

Por Nailana Thiely (UEPA)
01/07/2020 17h12

O livro é dirigido à área de Engenharia de Produção mas tem abordagem interdisciplinar e pode interessar à Gestão PúblicaInteressados no uso de técnicas quantitativas para abordar problemas multidisciplinares no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, têm mais uma produção online disponibilizada gratuitamente por professoras da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O e-book intitulado “Aplicações de Goal Programming no suporte à decisão: projetos integrados em engenharia de produção” recentemente lançado pela Editora Poisson (Belo Horizonte) pode ser acessado no site da editora. Os ODSs enfocam temas relacionados às áreas de saúde e bem-estar; educação de qualidade; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável objetiva elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O lema é não deixar ninguém para trás. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas a serem alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional, nacional e também local. A Agenda 2030 foi definida em setembro de 2015, pelos 193 países membros das Nações Unidas.

Goal Programming é uma técnica de programação matemática, que pode ser traduzida como “programação por metas”, e que requer um procedimento de solução baseado em otimização, pela qual o tomador de decisão investiga cenários de decisão que levam em consideração objetivos conflitantes.

Aplicado a projetos de engenharia de produção associados ao alcance do desenvolvimento sustentável, a Goal Programming permite que gestores possam utilizar critérios quantitativos para avaliar decisões e priorizar a alocação de recursos considerando metas e objetivos definidos a priori.

Neste e-book, alunos do 6º semestre (em 2019) do curso de Engenharia de Produção do Campus V da Uepa desenvolveram, sob orientação da professora doutora Renata Oliveira, estudos para decisões sobre vacinação contra o vírus Papilomavírus Humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS); decisões sobre planejamento urbano, onde analisaram medidas para auxiliar a erradicação de lixões até 2021 na região Norte do Brasil; e decisões na educação superior, com estudo inicial sobre alocação de professores em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública brasileira, visando a melhorar a distribuição de carga horária de ensino.

O livro é destinado prioritariamente a estudantes e professores de Engenharia de Produção, mas, por ter abordagem interdisciplinar, pode interessar profissionais atuantes na Gestão Pública. A produção foi idealizada por três professoras e pesquisadoras do Núcleo de Pesquisa Aplicada ao Desenvolvimento Regional (Nupad) da Uepa. Esse Núcleo busca desenvolver conhecimento com viés interdisciplinar, envolvendo prioritariamente as áreas de Análise Multicritério de Apoio à Decisão (conhecida pela sigla MCDM/A), Processamento e Logística Reversa. 


Para a professora Renata Oliveira, uma das organizadoras do livro, a iniciativa visa à popularização da ciência. “O conhecimento do Nupad é gerado por meio de pesquisas aplicadas, cujos resultados são comunicados à sociedade por meio de artigos científicos, de livros técnicos e da capacitação de pessoas. Acredito que a obra tem particular relevância ao popularizar a ciência e reportar aplicações de Multi-Criteria Decision Analysis/ Making (MCDM/A), Análise Multicritério de Apoio à decisão, com enfoque na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)”, avalia.


Além da professora Renata, também são responsáveis pela organização do e-book, as professoras doutoras Yveline Santos e Norma Ely Beltrão, todas do quadro docente da Uepa. Além das pesquisas que geraram o e-book, os alunos também produziram vídeos para comunicar de forma simples os resultados da disciplina “Atividade de Formação Complementar (AFC III)", na qual são desenvolvidos Projetos Integrados em Engenharia de Produção.


Uma das produções audiovisuais, com resultados da pesquisa sobre decisões sobre vacinação no SUS, pode ser conferida no perfil da disciplina no Youtube, onde os alunos explicam como usar otimização multiobjetivo no suporte à decisão na saúde pública e como chegaram aos resultados utilizando conhecimentos de pesquisa operacional e engenharia econômica.