Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MODERNIZAÇÃO

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo ganha versão eletrônica

Departamento de Trânsito do Estado adota o CRLV digital e garante mais praticidade aos usuários

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
01/07/2020 12h20

Para solicitar o CRVL-e não é necessário efetuar pagamentoO Departamento de Trânsito do Estado (Detran) adota, a partir desta quarta-feira (1º), a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no Pará. O novo documento terá as mesmas informações e o mesmo valor jurídico da versão impressa e irá proporcionar mais praticidade e comodidade aos usuários. A medida segue a deliberação nº 180/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a substituição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) físico pela via eletrônica, o CRVL-e.

“É mais um avanço no processo de modernização do órgão. Esta nova ferramenta digital irá garantir mais praticidade aos usuários. Buscamos sempre oferecer um serviço mais ágil e eficaz para facilitar a vida da população”, ressalta o diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes.  

A versão eletrônica está disponível juntamente com a CNH Digital no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” - que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito, e está disponível para download nas principais plataformas de smartphone com sistema operacional Android e iOS. Estarão disponíveis os licenciamentos de 2019 e 2020. Para solicitar o documento digital não é necessário comparecer ao Detran ou realizar pagamento de taxa.

Usuário deve acessar site do Detran para emissão do documentoPasso-a-passo - Para emitir o CRLV-e, o proprietário precisa estar em dia com o licenciamento anual do veículo e não ter nenhuma outra pendência cadastral. Se estiver tudo certo, basta acessar o site do Detran na área de Veículos e clicar na aba imprimir CRLV-e, onde será redirecionado ao site do Denatran para o cadastro de usuário.

Após o preenchimento de dados, será emitido um documento que pode ser impresso ou apenas fazer a leitura do QR Code (Quick Response Code), pelo celular. Depois, o usuário pode baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) em seu smartphone e, munido do número do Renavam e do código de segurança impresso no Certificado de Registro do Veículo, terá acesso à via digital da documentação.

A nova plataforma permitirá que mais de um documento seja registrado no celular, desde que o veículo esteja no nome do mesmo proprietário. Além da comodidade, o aplicativo garante mais funcionalidade já que é útil quando um mesmo veículo é utilizado por mais de uma pessoa.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. Contudo, para sair do país com o veículo, o condutor precisará, obrigatoriamente, imprimir o documento.