Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR

Extensionista da Emater lança livro sobre o assentamento mais antigo do sudeste paraense

Obra revela detalhes do assentamento Castanhal Araras, em São João do Araguaia

Por Aline Miranda (EMATER)
01/07/2020 09h28


Raimunda Maria Silva é a autora de 'Agricultura Familiar e as Estratégias de Manejo dos Antigos Castanhais no Pará'
O assentamento de reforma agrária mais antigo do sudeste do Pará, Castanhal Araras, em São João do Araguaia, criado em 1987, é tema de um livro publicado este ano pela técnica em agropecuária Raimunda Maria Silva, do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) naquele município. 

O assentamento localizado no sudeste paraense protagonizou o processo oficial de “colonização da Amazônia” da década de 80, junto com o ciclo da castanha-do-pará na região. Hoje em dia, é morada de 92 famílias, cujas principais atividades são fruticultura (açaí, acerola, cupuaçu) e pecuária leiteira. 

A obra 'Agricultura Familiar e as Estratégias de Manejo dos Antigos Castanhais no Pará', da Editora Fross, está disponível tanto impresso, quanto digital. O trabalho é uma versão adaptada da dissertação de um mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade da Amazônia, área interdisciplinar (2018) da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). 

Em mais de 100 páginas, a abordagem trata de movimento migratório, perpassa questões como caracterização edafoclimática e apresenta dados e análise sobre êxodo rural, perfil socioeconômico dos agricultores, exploração degradante dos antigos castanhais e as estratégias produtivas de sobrevivência dos assentados que permanecem: a destacar, preservação ambiental e diversificação das atividades nos lotes. 

“No sudeste do Pará, o extrativismo predatório é predominante, com várias frentes de exploração. Digamos que, como resultado, formam-se uma teia e uma dinâmica nas quais tudo acontece ao mesmo tempo e de forma rápida, com alta volatilidade. A região também é palco de disputa de projetos políticos que são interpretáveis como distintos: o agronegócio e a agricultura familiar -  duas forças que se repelem e se enfrentam de modo constante na disputa de terra”, pontua a autora.

Mais de 200 exemplares do livro já foram vendidosMais de 200 exemplares do livro já foram vendidos no Brasil e na Europa. A compra é possível por pelo menos cinco plataformas virtuais. Já o impresso será lançado em evento presencial em Marabá, assim que a pandemia do novo coronavírus terminar. 

“A importância da Emater na história do assentamento é decisiva. No início da ocupação, por exemplo, foi a Emater quem intermediou doação e incentivou plantio de mudas, além do apoio às organizações sociais”, aponta Raimunda Maria Silva.

Serviço: O e-book “Agricultura Familiar e as Estratégias de Manejo dos Antigos Castanhais no Pará” pode ser adquirido pelos sites www.edfross.com, www.clubedeautores.com.br, www.perse.com.br e www.bubok.pt. A versão impressa autografada pode ser adquirida diretamente com a autora, pelo whatsapp (94) 99303-0594 e pelo e-mail ramarias888@gmail.com.