Detran adota novos procedimentos para os serviços de habilitação

Protocolos já estão em vigor e serão cumpridos até o retorno das atividades normais do órgão

25/06/2020 17h18 - Atualizada em 25/06/2020 18h10
Por Leandro Oliveira (DETRAN)

Novos procedimentos foram adotados pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) com relação aos processos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e primeira habilitação, em cumprimento às medidas de segurança adotadas pelo governo do Estado no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Os protocolos estão em vigor e serão cumpridos até o retorno das atividades normais do órgão.

Para os processos de primeira habilitação, o candidato deverá imprimir o boleto pelo site do Detran, e, após o pagamento, procurar os canais de atendimento do órgão para o agendamento do dia e horário da coleta biométrica. Após isto, pelos mesmos canais, deverá agendar os exames médico e psicotécnico. Assim que aprovado, deverá procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC), que estará apto para realizar as aulas teóricas, em modo remoto, e práticas, cumprindo todas as exigências sanitárias exigidas pelo Departamento.

Os processos de primeira habilitação, registro de CNH de outros estados da Federação, registro de estrangeiro e renovação e alteração de dados cadastrais realizados de forma conjunta são os únicos serviços cuja captura biométrica continua sendo obrigatória. O serviço será realizado cumprindo medidas de higienização após o atendimento de cada candidato.

A captura biométrica se mantém suspensa para os serviços de renovação e segunda via da CNH. Os registros serão aproveitados dos processos anteriores já feitos pelos condutores. A medida vale, inclusive, para os serviços que estejam com captura biométrica pendente.

O Detran ressalta que não é preciso pressa na realização dos atendimentos, pois os prazos continuam suspensos por tempo indeterminado e pede a atenção dos usuários no cumprimento da data e horário do agendamento para evitar aglomerações.

Serviço:

Os agendamentos dos serviços poderão ser feitos pelo número 154, webchat online no site, e pelos números (91) 3289-7500, (93) 31910769 e (94) 31982039.