Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VOLUNTARIADO

Hemocentro de Santarém recebeu 121 bolsas de sangue no feriado de aniversário da cidade

Atendimento foi estendido e resultou no comparecimento de 136 voluntários

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
23/06/2020 09h08

Em Santarém, a segunda-feira (22) foi de feriado. A cidade comemorou 359 anos de fundação. Como forma de presentear os santarenos, o Hemocentro Regional de Santarém ampliou o horário de atendimento até às 17h. O resultado foi a coleta de 121 bolsas de sangue.

Gesto voluntário ajuda a salvar vidas de outras pessoas

Ingred Peres, auxiliar administrativa, foi uma dos 136 voluntários que compareceram ao hemocentro. “Este é um ato que não tem explicação. Estamos salvando vidas com apenas uma doação. É uma sensação de gratidão”, afirmou.

Sentimento que também é compartilhado pelo professor Jeferson Sousa. “Não tem como mensurar essa satisfação de poder ajudar a salvar vidas. Para toda a categoria da educação é uma forma de retribuir e ser útil com a sociedade”, disse o professor.

Para presentear os voluntários que compareceram, a equipe do Hemopa Santarém fez um bolo especial e o lanche oferecido aos doadores após a doação estava em clima junino. “Hoje é um dia especial e, por isso planejamos ampliar o horário da coleta como forma de presentear os cidadãos com mais tempo para efetuarem a doação de sangue. Estamos em um momento difícil, lutamos todos os dias para manter o estoque adequado, mas temos a esperança de que isso vai passar logo. Nosso parabéns vai não só para Santarém, mas para todos que ajudam a salvar vidas nesta região”, ressaltou Joaquim Azevedo, gestor do Hemocentro Regional de Santarém.

Hemocentro de Santarém recebeu a presença de 136 voluntários

O Hemocentro Regional de Santarém atende nove Agências Transfusionais e 11 hospitais da região Oeste do Pará. Além disso, também está na assistência do Hospital de Campanha montado no município. O atendimento transfusional é ininterrupto, por isso o estoque de sangue do Hemopa deve estar sempre adequado.

Critérios para doar sangue

Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

É importante lembrar que todas as medidas de segurança e higienização estão sendo tomadas. A unidade tem álcool 70% disponível para todos que acessam o espaço e o distanciamento entre as cadeiras da recepção está sendo respeitado. A doação de sangue é segura e não oferece risco de contágio ao novo coronavírus.