Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran adota medidas de segurança para aulas práticas e teóricas

Os Centros de Formação ficam obrigados a dar aulas teóricas por meio remoto com validação biométrica facial do instrutor e dos candidatos na abertura e término da aula

Por Leandro Oliveira (DETRAN)
22/06/2020 12h46

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) retoma gradualmente o atendimento ao público, obedecendo às medidas definidas pelo Governo do Pará no combate à pandemia do novo coronavírus. Para as retomadas das aulas teóricas e práticas, os Centros de Formação de Condutores (CFC) também passaram por uma readequação, e seguem as diretrizes do órgão de trânsito. 

As clínicas, os Centros de Formação de Condutores (CFCs), capacitadoras, Empresas Credenciadas de Vistoria Veicular (ECV) e demais credenciadas foram autorizadas a retomar suas atividades em início de junho, com normas de segurança no atendimento ao público. No caso específico dos CFCs, que lidam especialmente com o contato humano nas aulas, as medidas foram reforçadas.

Para as aulas práticas, todos os examinadores e candidatos devem usar máscara. Os assentos dos veículos devem ser encapados para possibilitar a higienização, a cada troca de candidato, em todos os compartimentos que estejam ao alcance físico dos integrantes do veículo. Os vidros dos carros devem ser baixados durante as aulas para garantir maior circulação de ar. A aula deve ser imediatamente suspensa ou adiada em caso de condições climáticas adversas.

Sobre as aulas teóricas, os centros de formação ficam obrigados a dar os conteúdos de legislação de trânsito exclusivamente por meio remoto. O sistema utilizado pelos CFCs permite a validação biométrica facial do instrutor e dos candidatos na abertura e término da aula e a interação em tempo real entre candidato e instrutor, garantindo a lisura do processo. Nenhum valor a mais será cobrado pelo uso desta nova ferramenta, isto é, não há nenhum impacto financeiro aos candidatos.

O Detran lembra que as aulas podem ser marcadas diretamente nos CFCs, mas a marcação dos exames teóricos e práticos, além dos demais serviços que necessitem da presença física do usuário no órgão, deverão ser agendados pelo número 154 ou no webchat online, disponível no site do Detran, para acessá-lo clic aqui.