Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÃO

Seap recebe mil garrafas pets para confecção de vassouras com mão de obra carcerária

Com a entrega, cerca de 100 unidades estão sendo produzidas pelos internos

Por Governo do Pará (SECOM)
19/06/2020 17h58

Mais uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e empresas privadas ajuda a alavancar o trabalho prisional no Pará. A nova colaboração vem da indústria de bebidas Sampaio & Moraes, conhecida como Splash, que doou mil garrafas pets que serão utilizadas por custodiados da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (Cpasi) para confeccionar vassouras. Com a doação, cerca de 100 unidades estão sendo produzidas pelos internos. A entrega foi feita nesta sexta-feira (19).

Além de ocupação para os internos, a produção dos materiais busca também o alcance da autossuficiência do sistema penitenciário, já que os itens são confeccionados por mão de obra carcerária e dentro das unidades prisionais, ou seja, ao estarem prontos, já podem ser utilizados de imediato.

Além de vassoura, outros materiais de limpeza também são produzidos em casas penais de todo o Estado, como sabão, desinfetante e detergente. Os internos também confeccionam máscaras de proteção e fabricam produtos alimentícios. As produções são realizadas tanto para uso próprio, quanto para doações feitas pelo sistema penitenciário para órgãos públicos e empresas privadas.

“Além da extrema importância para o desenvolvimento desta produção, a parceria contribui com a conservação do meio ambiente. Garrafas inutilizadas pela fábrica e que seriam descartadas, são utilizadas pelas nossas unidades produtivas, para confecção de vassouras, que são distribuídas às nossas unidades prisionais. Agradecemos a parceria com a Fábrica Splash, que demonstra ter compromisso com o meio ambiente e as questões sociais do nosso Estado” - Belchior Machado, diretor de Reinserção Social da Seap.

A confecção dos itens funciona de forma contínua, desde a inauguração da fábrica de vassouras, construída na Cpasi, localizada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, no início de maio deste ano. Só no primeiro mês de atividade, cerca de três mil vassouras foram produzidas pelos internos. Além da Cpasi, unidades como o Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I) e o Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), localizados na Região Metropolitana de Belém, também confeccionam vassouras e serão contemplados pelas próximas doações de matéria-prima recebidas pela Seap por essa ou outras parcerias.

A Diretoria de Reinserção Social segue em busca de outros possíveis parceiros, que possam auxiliar a Seap na aquisição de materiais utilizados como matéria-prima durante estas confecções, para que o trabalho de produção de vassouras, bem como de outros produtos, seja impulsionado também em outras unidades prisionais do Estado, e continue em pleno funcionamento onde já é realizado.

*Texto: Yasmim Bitar / Núcleo de Comunicação da Seap.