Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGUNDA REMESSA

Vale-alimentação escolar é entregue em mais de 100 escolas nesta sexta (19)

Outras unidades de ensino começam o atendimento ainda neste sábado (20), a exemplo das escolas de Santa Bárbara do Pará

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
19/06/2020 17h07

A sexta-feira (19) foi de grande movimentação em mais de 150 escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém (RMB), que prosseguem com a entrega da segunda remessa dos cartões de vale-alimentação escolar. O auxílio concedido pelo governo do Estado no valor de R$ 80 garante alimentação de alunos durante o período de suspensão das aulas da rede pública estadual, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Na Escola Estadual Lauro Sodré, no bairro do Marco, em Belém, a movimentação era tranquila desde as primeiras horas da manhã. Na unidade de ensino, os vales atendem a 1.014 alunos e, devido à grande quantidade de estudantes, a direção resolveu organizar a entrega de acordo com as séries.

Nesta sexta, era dia dos pais de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental garantirem o seu direito. Jéssica Ribeiro é uma das mães que foi logo pela manhã buscar o vale do seu filho de 11 anos. “Preferi vir logo cedo buscar o cartão pra ir direto pro supermercado. Meu filho come demais e eu sempre priorizo comprar comida com esse vale-alimentação”, conta a dona de casa.

Alunos da Escola Estadual Augusto Meira, no bairro de São Brás, já podem buscar seus cartõesA diretora Márcia Miranda da Escola Lauro Sodré disse que a experiência da primeira remessa trouxe tranquilidade nesse novo processo de entrega.

“Aprimoramos algumas coisas, mas, em geral, toda a organização foi mantida. Álcool em gel na entrada para higienizar as mãos de quem chega à escola, distanciamento na fila e, claro, só entra quem tiver de máscara” - Márcia Miranda, diretora da Escola Lauro Sodré.

A dona de casa Ana Maria é mãe de uma aluna e, ao sair com o cartão, revelou que na lista de compras boa parte dos itens é escolhida pela filha de 11 anos.“O cartão é dela, então eu sempre compro algo que ela mais gosta”, diz Ana.

Ana Maria conta que prioriza itens escolhidos pela filha de 11 anosAgilidade

Os 420 alunos da Escola Estadual Augusto Meira, no bairro de São Brás, já podem ir buscar os seus cartões de vale-alimentação. O diretor José Messiano disse que pretende entregar tudo o mais rápido possível. “A gente organizou tudo pra entregar o quanto antes aos pais. Sabemos que muitos estavam ansiosos para receber essa segunda remessa por estarem passando necessidade”, explica. A entrega foi feita na quadra, obedecendo todas as regras de segurança orientadas pela Organização Mundial de Saúde.

O estudante Diego Manoel Costa, da 3ª série do Ensino Médio, ajuda os pais vendendo sanduíches e viu as vendas despencarem no período do lockdown. Ele garante que o vale de R$ 80 ajudou bastante. “A gente compra comida. Lá em casa eu e meu irmão temos direito e a gente destina tudo para comprar alimento mesmo. É o mais importante nesse período difícil”, diz o jovem.

Na casa do pintor Odalias Coutinho, o cartão complementa as compras do mês no supermercado. “Eu tive o contrato de trabalho suspenso e houve redução do meu salário, o que já é ruim demais pra quem é chefe de família. O vale é um complemento bom demais nas compras mensais. Veio em boa hora essa segunda remessa”, contou o pai.

Além de Belém, cerca de 60 escolas de Ananindeua, nove de Marituba, quatro de Benevides e duas do distrito de Mosqueiro também iniciaram a entrega nesta semana. Outras unidades de ensino começam o atendimento ainda neste sábado (20), a exemplo das escolas de Santa Bárbara do Pará. Os pais e alunos estão sendo orientados pela equipe técnica das escolas a guardar o cartão após o uso, já que haverá uma terceira recarga em julho.

*Com informações de Caio Condurú - Ascom/Seduc.