Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran descentraliza serviço de vistoria veicular para agilizar atendimento

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
18/06/2020 21h07

Para garantir mais comodidade e agilidade no atendimento, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) descentralizou o serviço de vistoria de identificação veicular e credenciou seis empresas, distribuídas pelas cidades de Belém, Ananindeua e Paragominas. Novas empresas estão em processo de credenciamento e, em breve, também estarão aptas a prestar o serviço.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes, o objetivo é oferecer mais opções de atendimento e conforto aos usuários, ainda mais levando em consideração o cenário de pandemia do novo coronavírus. “Estamos buscando as melhores alternativas para que, de maneira segura, retomemos as atividades para atender ao público, respeitando todas as recomendações dos órgãos de saúde e sanando, aos poucos, com calma, sem aglomerações, as demandas que ficaram paradas devido à pandemia”, disse.

A atuação das empresas particulares é autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Elas terão permissão para fazer dois tipos específicos de vistoria (transferência de propriedade de veículos e mudança de jurisdição), coletando, por meio óptico, as numerações do chassi e do motor e a placa traseira do veículo, para que esses dados sejam comparados eletronicamente com aqueles contidos nas bases de dados do Detran e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O usuário poderá ir diretamente às empresas, cujos endereços estão no site www.detran.pa.gov.br.

Mesmo com a chegada dessas empresas de vistoria, os servidores efetivos do Detran continuam atendendo ao público na sede da capital e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). A diferença é que, agora, os usuários têm que fazer agendamento prévio do serviço pelo telefone 154 e pelo webchat disponível no site.

A vistoria veicular avalia as condições de circulação de um veículo e a existência e funcionamento dos equipamentos obrigatórios, além de atestar a autenticidade da identidade e documentação. O serviço confirma a legitimidade da propriedade e confere se as características originais do veículo foram modificadas ou estão devidamente regularizadas. A vistoria impede a circulação de veículos que estejam fora das especificações recomendadas e assegura legalidade para que possam rodar livremente.