Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTES

Avenida João Paulo II recebe serviços de manutenção

Equipes da Secretaria de Estado de Transportes farão obras de conservação da via até o final de junho

Por Kátia Aguiar (COHAB)
17/06/2020 12h58

Três equipes da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) iniciaram, nesta terça-feira (16), serviços de manutenção e conservação da avenida João Paulo II. O trabalho segue até o final deste mês com ações de limpeza do acostamento, retirada de lixo da pista, das laterais, do meio fio do canteiro central e limpeza das grades de proteção.

O trabalho ocorre no trecho entre a avenida Doutor Freitas (Belém) até o viaduto do Coqueiro (Ananindeua), que é de responsabilidade do Estado. São mais de 7 quilômetros de extensão da via.

Inaugurada em 2018, a João Paulo II, que beneficia toda a Região Metropolitana de Belém, pois faz ligação com a BR-316 através do viaduto da Mário Covas (Coqueiro), sofre ação de vandalismo e furto das grades de proteção. A Setran identificou a retirada ou derrubada de pelo menos 30 peças ao longo da avenida. “O que constitui um problema, pois as grandes de proteção, como o nome diz, servem para garantir a segurança dos transeuntes e dos veículos que circulam ao longo da via. A reposição das grades gera um custo adicional para o Estado, que poderia estar sendo utilizado para garantir a manutenção ou até reforço de pavimentação de novas vias”, lamenta o secretário Pádua Andrade.

Mesmo tratando-se de via da RMB, a manutenção da João Paulo II está sob responsabilidade da Setran, assim como a PA-483 (Alça Viária - no trecho inicial em Marituba até o entroncamento da PA-151) e ainda a Mário Covas, Independência e cerca de 18 quilômetros da BR-316, que vai do Km 1.7 até o Km 18 da rodovia.