Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RURAL

Emater retoma etapa presencial de Cadastro Ambiental em Inhangapi

Nos últimos dois meses, o processo estava temporariamente suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus

Por Aline Miranda (EMATER)
17/06/2020 09h43

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Inhangapi, nordeste paraense, retomará, esta semana, as visitas às propriedades para o levantamento de campo e georreferenciamento necessários a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O processo de reativação de serviço presencial começa nesta sexta-feira (19), na comunidade Papauateua, seguindo todos os cuidados preventivos em relação à Covid-19. 

Nos últimos dois meses, a etapa estava temporariamente suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, os cadastros continuaram a ser emitidos pela Emater nesse período, a partir de coletas realizadas no início do ano.

A Emater se reorganizou e instituiu logística excepcional para não se ausentar do atendimento completo: ida de apenas um técnico, acompanhamento de apenas um membro da família (de preferência, fora do grupo de risco para a doença), distanciamento social, uso de máscaras e disponibilidade de álcool em gel. 

O CAR é uma espécie de CPF dos imóveis rurais; é um documento obrigatório para o acesso de políticas públicas, como crédito, e para a concessão formal de direitos, como aposentadoria.

Benefício - Inhangapi tem mais de 50% de área rural, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com cerca de 1.300 famílias assistidas de forma direta no município, a Emater se aproxima dos 30% de CAR's emitidos para a agricultura familiar. A expectativa é que em dois anos cumpram-se os 100%. 

Uma das estratégias tem sido a realização de mutirões, com a participação de especialistas da Emater do escritório regional de Castanhal. “É um processo de constância, que não pára, porque a necessidade da agricultura também não pára. Todo mês elaboramos CAR's. Nossa média diminui no inverno, dada a dificuldade de chegarmos às comunidades ribeirinhas, com cheias e alagamentos, e triplica no verão”, explica o técnico em agropecuária Antônio Paulo Ferreira, um dos responsáveis pela emissão do CAR na Emater de Inhangapi. 

“As informações obtidas na elaboração sobre as posses e propriedades rurais embasam a Emater no planejamento anual de ações e projetos, como uso alternativo do solo, identificação de áreas consolidadas e prioridades de mecanização”, complementa o profissional.