Detran faz quase 2 mil agendamentos em um dia em todo o Estado

Aumento demonstra que a nova forma de atendimento, que ajuda na proteção de servidores e usuários, já está começando a ser assimilada pela população

15/06/2020 17h13 - Atualizada em 15/06/2020 18h05
Por Eduardo Vilaça (DETRAN)

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) recebeu, nesta segunda-feira (15), em todo o Pará, 1.990 usuários que agendaram previamente o seu atendimento pelo call center 154 e pelo webchat disponível no site do órgão. O número mostra um aumento considerável em relação à quarta-feira passada (10), antes do feriadão, quando 958 pessoas foram atendidas, demonstrando que a nova forma de atendimento já está começando a ser assimilada pela população.

Os serviços no Detran foram retomados de forma gradual desde o último dia 8 de junho, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos. As atividades no órgão estadual estavam suspensas desde 23 de março, devido à pandemia de Covid-19.

A principal mudança nesta retomada é justamente a obrigatoriedade do agendamento prévio para a realização dos atendimentos, para evitar aglomerações nas unidades da capital e interior.

“Trata-se de uma mudança cultural na forma de atendimento no órgão. Algumas pessoas ainda insistem em vir sem marcar ou fora do seu horário de agendamento. Isso causa certa aglomeração, o que queremos evitar devido à pandemia, para resguardar a saúde de usuários e servidores” - Marcelo Guedes, diretor-geral do Detran.

Entre os principais benefícios no atendimento agendado, está a rapidez com que o usuário resolverá suas pendências. “A mudança é para melhor. Você chega no seu horário marcado e em 30 minutos está tudo resolvido”, diz Marcelo Guedes, ressaltando que o Detran está fazendo a sua parte para melhorar o quanto antes o sistema de agendamento.

“Estamos buscando soluções para driblar esse congestionamento no call center e webchat, que serão apresentadas em breve. Enquanto isso, todos serão atendidos de forma organizada e agendada, sem correria, até porque os nossos prazos seguem suspensos. Então, as pessoas precisam se adequar a essa nova norma e ter um pouco de paciência nesse primeiro momento, tendo a certeza de que tudo será resolvido, não expondo ninguém a riscos de contágio pelo novo coronavírus”, garante o diretor-geral do Detran.

Guedes lembra que não há qualquer tipo de prejuízo ou penalidade para o usuário que não conseguir o seu agendamento de forma imediata para regularizar sua situação.

Atendimento

Na capital: não serão permitidos atendimentos sem horário marcado na sede do órgão, na Augusto Montenegro, e na unidade da Antônio Barreto.

No interior: em Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Capanema, Castanhal, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção e Santarém, o agendamento prévio também é obrigatório. Nas demais Circunscrições Regionais de Trânsito do tipo "A", será permitida a entrada de até 10 usuários por vez; nas Ciretrans do tipo "B", serão cinco usuários por vez. Lembrando que nos municípios onde o lockdown estiver mantido, o atendimento seguirá suspenso.

Canais de agendamento: call center – 154; webchat no site do Detran.