Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Seap inicia implantação de procedimentos no Centro de Recuperação Anastácio das Neves

Medidas adotadas fazem parte do plano estadual de padronização das 48 unidades prisionais paraenses

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
11/06/2020 08h31

A implantação de procedimento vai ocorrer na unidade por 60 diasA Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou, na manhã desta quarta-feira (10), a implantação de procedimentos e protocolos de segurança no Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRCAN), localizado no Distrito de Icoaraci, em Belém. A chegada dos procedimentos na unidade faz parte do plano estadual de padronização das 48 unidades prisionais paraenses. O objetivo é intensificar a disciplina e padronizar os procedimentos penitenciários na casa penal.

A ação na casa penal, que possui atualmente 111 internos, foi realizada por 40 policiais penais concursados, coordenados pela Diretoria de Administração Penitenciária (DAP).

A implantação de procedimento vai ocorrer na unidade - que custodia servidores estaduais - por 60 dias. Inicialmente, foi feita higienização, com a retirada de entulhos e limpeza e lavagem das celas. Houve ainda uma revista geral, na qual foram apreendidos dois aparelhos celulares e uma serra.

Para Geraldo Gomes, diretor interventor, padronizar a unidade significa melhorar as condições no cárcere. “A gente espera que os protocolos e os procedimentos se cumpram, assim como nas outras casas penais, tirando o excesso de materiais que existem nas celas, materiais ilícitos, bem como valores em espécie e os objetos pessoais como cordão, relógio, pulseira”, pontuou o diretor. Nesse processo, a unidade também passará por reforma e pintura.

Ringo Alex Frias, diretor de Administração Penitenciária, destaca que a unidade recebe o processo de retomada de controle e implantação de novos procedimentos estabelecidos pela Seap. “Iniciamos uma revista nas celas, fazendo a higienização e retirada dos materiais não permitidos e a implantação de uniformes. No decorrer do processo, eles receberão toda a assistência médica de triagem biopsicossocial e jurídica. Isso faz parte do protocolo, onde todos têm o mesmo direito, deveres e acesso a serviços”, afirmou o diretor.

Também participaram da implantação a diretora de Logística, Patrimônio e Infraestrutura, Kamila Costa; o corregedor da Seap, Bruno Pinheiro; o comandante do Cope, Cel. Vicente Neto e o secretário de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos que pôde conversar com a equipe interventora e acompanhar o andamento das ações.