Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOMENTO À ECONOMIA

Codec intensifica fomento à economia e anuncia novo empreendimento no Distrito Industrial de Ananindeua 

Por Igor Nascimento (SEMAS)
09/06/2020 12h00

Revitalização dos distritos industriais, implantação de um novo empreendimento no Distrito Industrial de Ananindeua e novas parcerias com as prefeituras de Castanhal e Parauapebas. Essas são algumas das iniciativas da Companhia e Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), que retomou as atividades presenciais, em Belém e Marabá, e concentra esforços em ações que estavam em andamento antes da pandemia do novo coronavírus para melhorar o ambiente de negócios no Pará.

Foi retomada a revitalização dos Distritos Industriais do Estado, iniciada em fevereiro, após um breve período de 15 dias de suspensão em abril. As obras envolvem revitalização de pórticos, reasfaltamento e urbanização de vias, além de terraplenagem, tapa-buracos, capinação e limpeza. O objetivo é melhorar as condições de funcionamento das empresas e incrementar a competitividade dos polos industriais - importantes centros de desenvolvimento e geração de empregos no Estado.

INVESTIMENTOS

No Distrito Industrial de Ananindeua, um novo empreendimento está em fase de implantação. Trata-se da empresa GERA (Geração de Energia Renovável da Amazônia), que anunciou investimentos de R$ 8 milhões em uma área de 24 mil m², ainda em 2020. 

A empresa será a primeira a implantar uma usina de geração de energia fotovoltaica na área industrial, importante avanço para as empresas que já atuam no Distrito e poderão optar por uma fonte de energia mais limpa, que poderá ser aproveitada também em toda a Região Metropolitana. 

“Vamos começar a operar com 5 mil painéis solares em Ananindeua, que devem gerar até 2 megawatts de energia instantaneamente e mais de 2 milhões de kilowatts/hora por ano. Esse é um volume significativo e representa apenas o início das nossas operações, que poderão ser expandidas inclusive para outras regiões do Estado no futuro. A partir dessa energia gerada, as empresas ou até mesmo os clientes domésticos poderão aderir ao nosso consórcio, optando por uma fonte de energia limpa, renovável e certamente mais barata.”, explica Antônio Victor Araújo, diretor-geral da GERA. 

Nos demais Distritos Industriais, a expectativa é de que novos investimentos, atualmente em fase de negociação, consolidem-se nos próximos meses. 

PARCERIAS

A Codec também segue firmando parcerias fundamentais para novos negócios. Em breve serão celebrados Termos de Cooperação Técnica com as prefeituras de Castanhal e Parauapebas para ações específicas de investimentos, considerando as vocações econômicas de cada região e os projetos que favoreçam a chegada de novos empreendimentos, levando desenvolvimento e mais empregos para essas localidades.  

Parauapebas, na região sudeste, já possui um Distrito Industrial, administrado pela prefeitura, e Castanhal, no nordeste do Estado, conta com um projeto inovador de Condomínio Industrial em andamento que ficará sob a administração estadual.

Em uma articulação com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e a Federação das Indústrias do Estado (Fiepa), a Codec também participa das discussões sobre a Política de Desenvolvimento Industrial do Pará (PDI), que tem o objetivo de analisar e apontar ações governamentais e do setor produtivo para o reaquecimento da economia paraense. 

A iniciativa leva em conta a forte desaceleração da indústria, em razão da pandemia do novo coronavírus, e se propõe a formular propostas de ação voltadas especialmente para os setores da mineração e da pecuária e considerando as cadeias produtivas de alta produtividade do Pará, como açaí, cacau, grãos, mandioca e palma.

Nesta terça-feira (09), o presidente da Companhia, Lutfala Bitar, disse que, apesar do cenário atual, as ações em articulação com municípios, empresas e demais entidades do governo continuarão sendo desenvolvidas, sem prejuízo aos objetivos estratégicos do órgão.