Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARONA SOLIDÁRIA

Hemopa firma parceria com mototaxistas de Tucuruí para aumentar estoque de sangue

Sindicato dos Mototaxistas (Simotu) disponibiliza viagens gratuitas para quem deseja doar sangue e salvar vidas

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
09/06/2020 11h54

Em meio as dificuldades de saúde e economia por conta da pandemia, atos de solidariedade ajudam a dar fôlego para encarar o dia a dia. No município de Tucuruí, distante sete horas de viagem de carro da capital paraense em direção ao sudeste do estado, uma parceria entre o Hemopa e o Sindicato dos Mototaxistas (Simotu) disponibiliza viagens gratuitas para quem deseja doar sangue. Uma carona solidária que reflete em salvar vidas.

A carona solidária funciona assim: o cidadão liga para o Hemopa para marcar dia e horário para efetuar a doação de sangue, por meio do contato (94) 98415-9006. A partir daí, a equipe do Hemopa Tucuruí aciona os mototaxistas e repassa as coordenadas para buscar o doador voluntário e conduzi-lo até a unidade de coleta de sangue. Após a doação, o voluntário recebe a mesma carona solidária de volta ao seu ponto de partida. A viagem é inteiramente gratuita.

Marta Silva, doadora assídua, foi uma das voluntárias que se beneficiou da ‘Carona Solidária’. “Doar sangue é ser solidário com o próximo. E se eu posso fazer isso de forma rápida e sem custo, melhor ainda! É um ato que faz bem para quem vai receber e eu consigo ficar bem comigo mesma”, ressaltou.  

O mototaxista José Luiz já realizou a carona solidária algumas vezes e disse que desde o início acreditou na parceria. “Eu não tenho nada a mais para oferecer além da disposição para levar e trazer os doadores. Então estou aqui para ajudar no que for preciso”, reforçou.

A responsável pela Captação de Doadores do Hemonúcleo de Tucuruí, Jeanne Nogueira, agradeceu a importante parceria. “Nós estamos com o estoque baixo, porém precisamos manter o abastecimento de sangue na rede hospitalar. Esse é um momento em que precisamos nos juntar e pensar em situações que nos façam vencer esse momento tão difícil de pandemia”.

Além de Tucuruí, o Hemonúcleo é responsável por abastecer mais quatro municípios da região: Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento e Pacajá. Após o alerta da pandemia do novo coronavírus, diariamente, a unidade de coleta da cidade está coletando cinco bolsas de sangue, quando o ideal seria o dobro.

O Hemopa Tucuruí atende o público de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30. E a carona solidária funciona no mesmo horário. Cerca de 30 mototaxistas realizam as viagens em forma de rodízio. “Nesse momento difícil temos que ser solidários uns com os outros e nos unir”, destacou Antônio Genézio, presidente do Simotu.

Para doar sangue

O cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal para autorizar a doação). Além disso, precisa ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho) no momento do cadastro.

Serviço: 

O Hemonúcleo de Tucuruí fica na avenida Veridiano Cardoso, S/N, BR 422 (Santa Mônica). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Contato: (94) 98415-9006