Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS NA BR

Avanço das obras dos túneis de acesso ao Terminal de Integração de Marituba exige desvio na BR-316

O terminal também está em obra e é um equipamento essencial do BRT Metropolitano

Por Michelle Daniel (NGTM)
08/06/2020 15h14

Às 6h30 desta segunda-feira (8), o tráfego de veículos na BR-316, sentido Marituba-Belém, passou a ser desviado provisoriamente por cerca de 250 m, no km 10, próximo à Alça Viária. A intervenção faz parte do avanço das obras da BR-316, executadas pelo Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), para a construção dos dois túneis de acesso exclusivo dos ônibus do BRT Metropolitano ao Terminal de Integração de Marituba.

Diretor-geral do NGTM, o engenheiro Eduardo Ribeiro frisa que essa etapa de obra é importante e se dará ao longo dos próximos meses. “O terminal que também se encontra em obras é um equipamento essencial nesse sistema, pois ele permitirá a integração das linhas de ônibus locais dos municípios de Marituba e Benevides com o sistema BRT, proporcionando com que as pessoas que saem desses municípios para Belém façam uma viagem mais rápida, segura e confortável. Pedimos, então, aos usuários da BR a compreensão nesse período de obras”.

O desvio de aproximadamente 250 m de extensão garante duas faixas de trânsito, calçada, ciclovia e iluminação. O objetivo é permitir, durante a execução dos trabalhos, fluidez ao tráfego e segurança aos motoristas, pedestres e ciclistas que transitam na região. 

A área do desvio está devidamente sinalizada, conforme exigência do órgão fiscalizador de trânsito, e conta com o apoio de agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran/PA) para orientar os motoristas.

ORIENTAÇÃO

Coordenador de operação do Detran, Ivan Feitosa explica que nesse primeiro momento, quando a população começa a se acostumar com a mudança no trânsito, cerca de 20 agentes e apoiadores estiveram no local orientando os condutores. “O perímetro está muito bem sinalizado com cones, barreiras de contenção e placas de orientação, inclusive cerca de 500 m antes”, garante.

Por conta da mudança provisória, os pontos de ônibus foram alterados e passam a funcionar com duas opções próximas ao desvio: em frente ao condomínio Cittá Maris, localizado antes da rota – que inclusive contará com semáforo acionado por botoeira, que visa a interromper o fluxo de veículos pelo pedestre somente quando é necessário, para que ele faça a travessia na faixa com segurança; e após o Terminal, às proximidades da loja Itaipu Norte Scania. Ali também há faixa de pedestre e apoiadores de trânsito que ajudam os pedestres na travessia.

Ainda segundo Ivan Feitosa, a área do desvio conta com fiscalização por meio de radar portátil, equipamento posicionado em lugares aleatórios, assim como ocorre ao longo dos primeiros 18 kms da rodovia que estão sob jurisdição do Detran/PA.  “O equipamento possibilita fazer o registro da velocidade do veículo a até 1 km de distância. O radar controla a velocidade através da captura da imagem da placa do veículo que excedeu o limite que é 60 km/h nesse perímetro”, aponta.

VEÍCULOS PESADOS

A partir desta terça-feira (9), o Detran também vai intensificar o cumprimento do decreto estadual (nº 15/2019) que restringe a circulação de veículos pesados de segunda a sexta-feira, de 7h às 10h e de 17 às 21h, e aos sábados, de 7h às 10h, ao longo dos primeiros 18 kms da BR-316. “O perímetro já está sinalizado e a partir do momento que for identificado algum veículo que não esteja obedecendo à restrição, a penalidade vai ser feita, com pontos na carteira e multa”. “Esses veículos têm dimensionamento maior e também causam maior lentidão no tráfego”, completa. 

A intervenção no km 10 da BR-316 é mais uma etapa das obras da BR-316, que incluem dois terminais de integração, um em Ananindeua e outro em Marituba. Os dois terminais farão a conexão das linhas locais de transporte que levarão os passageiros aos ônibus do BRT Metropolitano. Na construção dos túneis para o acesso ao Terminal de Integração de Ananindeua, um desvio provisório também foi ativado no km 7, ao lado do conjunto Julia Seffer, em janeiro deste ano.