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Sejudh recebe mais de mil pedidos para emissão gratuita de documentos

As solicitações foram recebidas em Belém e nos polos de Santarém e Paragominas

Por Claudiane Santiago (SEJU)
05/06/2020 20h11

No primeiro dia após a retomada dos serviços gratuitos de emissão de documentos, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) registrou 1.350 solicitações de agendamentos para a sede e os polos de Santarém (na região oeste) e Paragominas (no sudeste). Somente em Belém foram registrados 602 pedidos; no Polo de Paragominas, 315, e no de Santarém, 433.No agendamento a pessoa escolhe o dia e horário da semana seguinte para emitir o documento na sede da Sejudh

Como é necessário manter o distanciamento social, a Sejudh montou uma estratégia para garantir à população a emissão das carteiras de identidade e de trabalho, principalmente neste período de pandemia, a partir dos agendamentos por meio de aplicativo de mensagem instantânea, que antes da pandemia eram feitos presencialmente.

"Muitas pessoas procuraram para agendar e conseguir emitir seus documentos, o que já prevíamos, até porque sabemos que tê-los em dia é de extrema importância para que até mesmo os serviços básicos sejam garantidos. Nós decidimos montar esta estratégia, a fim de ajudar as pessoas que precisam neste momento", informou o coordenador de Cidadania da Sejudh, Bruno Melo.

O coordenador disse, ainda, que o agendamento via WhatsApp é uma alternativa enquanto está sendo montado o sistema para, futuramente, fazer o agendamento direto no site da instituição. “O primeiro dia já mostrou que a demanda estava acumulada. Estamos fazendo os ajustes necessários para melhor atender à população, que hoje procurou em massa o serviço”, acrescentou.

Para manter o distanciamento social, a Sejudh garante à população agendamentos por aplicativo de mensagem instantâneaNo agendamento a pessoa poderá escolher o dia e horário da semana seguinte para emitir o documento na sede do órgão, em Belém, obedecendo às recomendações sanitárias. A emissão presencial vai ocorrer de segunda à quinta-feira, das 8 às 12 h, com a oferta semanal de 120 identidades e 100 carteiras de trabalho. Em Paragominas serão emitidas, por semana, 40 carteiras de identidade, e em Santarém 40 RGs e 20 carteiras de trabalho no formato digital. Os números são limitados para evitar aglomerações nos espaços.

Interior - A procura para os agendamentos nos polos de Paragominas e Santarém superou as expectativas dos coordenadores locais. Segundo a coordenadora em Santarém, Jacirene Santana, ao amanhecer os pedidos começaram a chegar ao aplicativo. "Desde bem cedo as pessoas começaram a mandar mensagem solicitando o agendamento. Fiquei impressionada com a quantidade de mensagens que chegava a todo instante. Tenho certeza que vamos ajudar muitas pessoas com esta retomada", frisou a coordenadora.

Em Paragominas não foi diferente. Segundo o coordenador Mateus Barbosa, moradores do município também aproveitaram logo o primeiro dia para agendar e regularizar a documentação. "Montamos uma força-tarefa aqui no núcleo para atender as pessoas pelo wpp o mais breve possível. A procura foi enorme, ultrapassando muito o limite de agendamentos por semana", declarou o coordenador.

Serviço de agendamento:

Sede da Sejudh – wpp: (91) 99125-0644

Endereço: Rua 28 de Setembro, 339, bairro da Campina, em Belém.

Polo em Paragominas – wpp: (91) 99184-1103

End: Rua Amazonas, 100, Célio Miranda, Paragominas.

Polo em Santarém – wpp: (93) 991184209

End: Trav. Professora Agripina de Matos, 798, Altos Liberdade, Santarém.

O que é necessário para emissão dos documentos:

Identidade: Certidão de nascimento ou casamento original, comprovante de residência e duas fotos 3x4.

Carteira de trabalho: Identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento original e comprovante de residência.

2ª via da carteira de trabalho: Identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento original, comprovante de residência, espelho ou cópia da 1ª via da carteira de trabalho e boletim de ocorrência.