Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO ESSENCIAL

Hemopa de Abaetetuba e Altamira estão funcionando durante o lockdown

Serviço transfusional é ininterrupto, por isso o Hemopa não pode parar com a coleta de sangue

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
05/06/2020 11h31

O atendimento para doação de sangue segue normal, seguindo todos os protocolos de higiene e distanciamento social, nas cidades de Abaetetuba e Altamira, onde foi decretado o lockdown. O serviço transfusional é ininterrupto, por isso o Hemopa não pode parar com a coleta de sangue, mesmo diante da necessidade de medidas rígidas de isolamento social.

Na quinta-feira (4), o comerciante John Neiva, que atua em Altamira, decidiu sair de casa apenas para fazer o bem. “Eu sei que muitas pessoas estão com medo, por isso eu vim fazer a doação de sangue. Pra mim, é uma grande satisfação, pois sei que muitas pessoas estão precisando”, contou. 

A cidade de Altamira, no sudoeste paraense, está em lockdown até o próximo domingo (7). O Hemonúcleo é responsável por atender os hospitais de oito municípios da região. Já Abaetetuba atende 11 cidades do nordeste do Pará.

Neste período de lockdown, o agendamento é uma alternativa para que o voluntário realize a doação de sangue no menor tempo possível. Foi o que fez Doralice Gonçalves de Souza, 35. “Estamos no isolamento, mas podemos vir ao Hemopa fazer a doação de sangue. Eu não estou precisando, mas tenho certeza que outras pessoas estão”, disse. 

Todas as unidades de coleta de sangue da Fundação Hemopa oferecem o serviço de agendamento para a doação. Este pode ser um comprovante do cidadão que é abordado pelas autoridades policiais nos municípios em que prevalece o lockdown. Além disso, após a doação de sangue, o voluntário recebe um comprovante de comparecimento que também é aceitável pelas autoridades.

Quem pode doar sangue

O cidadão que deseja ser um doador de sangue precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg e estar bem alimentado antes da coleta. É necessário a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte).

É importante destacar que a doação de sangue não oferece nenhum risco de contaminação ao voluntário. O processo é seguro e rápido. As medidas de higienização foram intensificadas com disponibilização de álcool em gel para todos os doadores. Além disso, todos os servidores que atendem diretamente o público externo estão utilizando máscaras cirúrgicas. A cada utilização das cadeiras de coleta de sangue, os profissionais da área da limpeza fazem a higienização, utilizando o álcool 70%.

Veja aqui o contato e endereço de cada unidade de coleta de sangue no Pará.