Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Governo do Pará aumenta número de UTIs e reforça atendimento aos pacientes de Covid-19 na região do Araguaia

Por Laíse Coelho (SECOM)
04/06/2020 18h49

O governador do Estado, Helder Barbalho, anunciou durante uma reunião com parlamentares e o prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins, nesta quinta-feira (4), novas estratégias de combate à Covid-19 e o fortalecimento da estrutura de saúde da região do Araguaia.

Ainda nesta quinta-feira (4), o número de UTIs do Hospital Regional Regional de Redenção será ampliado para 18, todos equipados com respiradores, monitores paramétricos e bombas de infusão. Haverá, ainda, o aumento nos leitos clínicos. Outra cidade que terá o reforço na capacidade de atendimento aos pacientes do novo coronavírus é Conceição do Araguaia. O Hospital Regional do Município vai abrir mais 12 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da doença.

A necessidade da mudança da estratégia do atendimento tem como objetivo oferecer suporte descentralizado aos moradores de Redenção, Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Pau D'arco, Cumaru, Santana, Santa Maria, Banach e todas as cidades que compõem a região do Araguaia. Em maio, o governador do Estado esteve em Redenção para assinar um convênio com a prefeitura para a construção de um Hospital de Campanha na cidade, porém, a gestão municipal alertou sobre as dificuldades operacionais e o governo discutiu uma nova estratégia de enfrentamento para atender melhor a região.

"Ao invés de ter uma única estrutura em Redenção, nós estamos aumentando e descentralizando este atendimento, reforçando a estrutura do Hospital Regional de Redenção e também no Regional de Conceição do Araguaia. Com isso, atenderemos melhor a região e garantiremos o reforço na estratégia de saúde para enfrentarmos o novo coronavírus", explicou Helder Barbalho.

Respiradores - Redenção já havia recebido, na última terça-feira (2), seis respiradores com monitores paramétricos e bombas de infusão para o Hospital Regional da cidade. Além do município, o Governo do Pará também enviou equipamentos para Breves, Itaituba, na região do Tapajós, e Castanhal onde teve o Hospital Regional entregue na quarta-feira (3).