Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Ação Itinerante do Governo do Estado atende pacientes com sintomas da Covid-19 em Tailândia

Por Bruno Magno (SEOP)
04/06/2020 16h07

O município de Tailândia, nordeste paraense, recebe os serviços da Ação Itinerante para população com sintomas leves e moderados da Covid-19. O governador do Estado, Helder Barbalho, acompanhou o último dia dos atendimentos na Escola Maria do Socorro Ricarte Lopes nesta quinta-feira (4). A ideia é evitar o agravamento dos sintomas da doença nos pacientes para que não haja necessidade de internação ou tratamento intensivo. 

“Este é o momento de unir esforços. Estamos juntos com a prefeitura de Tailândia trazendo a Ação Itinerante para o diagnóstico precoce da Covid-19 e ofertando atendimento e tratamento adequado, assim evitando o agravamento da doença. Além disso, também oferecemos exames e medicamentos permitindo que a população de Tailândia possa vencer o novo coronavírus. Estamos percorrendo todas as regiões e ressaltamos que essa estratégia também objetiva diminuir as internações em UTI”, destacou o governador Helder Barbalho.

De forma prática, os pacientes que procuram a iniciativa passam por uma triagem, consulta médica, até a entrega de kits com medicamentos, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Caso haja necessidade de tomografia, pacientes são encaminhados em uma ambulância para o Ambulatório Médico Especializado, que fica próximo à escola. 

“O nosso grande objetivo é desafogar os hospitais da região e evitar que as pessoas que tenham sintomas da doença possam evoluir. Aqui elas têm a oportunidade de receber atendimento médico, realizar exames e conseguir medicamentos para tratar a doença em casa”, explica Lígia Ferreira, coordenadora da ação em Tailândia. 

Para realizar os atendimentos, o Governo do Estado disponibilizou uma equipe formada por cinco médicos, três enfermeiros e quatro auxiliares de enfermagem. Uma farmácia também foi montada em uma das salas da escola. 

Morador do município, o chapista José Wilson Sá, de 48 anos, foi procurar os serviços na manhã desta quinta-feira (4). “Eu estou com sintomas da doença então fiquei sabendo da ação do Governo e resolvi procurar atendimento. Fui muito bem assistido pelo médico. Ele disse que posso me tratar em casa”, disse. 

Já a dona de casa Antônia Clara Silva, de 43 anos, foi em busca de atendimento para filha adolescente, que é autista. “Foi muito esclarecedor. Conversei com o médico, ele passou medicamentos e foi muito atencioso conosco”,  contou. 

Para o prefeito de Tailândia, Paulo Jasper, a Ação Itinerante vai auxiliar no atendimento de casos de baixa e média complexidade da Covid-19 na cidade. O município registrou, até esta quinta-feira (4), 362 casos da doença e seis óbitos. 

“Nós agradecemos ao governador por todo o apoio que tem nos dado nessa pandemia e reforço aqui essa parceria vitoriosa que vai ajudar a salvar muitas vidas”, disse. 

Desde a última segunda-feira (1º), a Ação Itinerante em Tailândia já atendeu 705 pacientes da cidade e regiões vizinhas. A média é de 300 atendimentos por dia. 

Visitas - Durante a passagem por Tailândia, o governador Helder Barbalho visitou a Fábrica de Confecções do município, o Posto de Saúde da Família, a Fábrica de Laticínios, o Residencial Daniel Berg, o Ambulatório Médico Especializado do município, e o Hospital Geral de Tailândia. Os deputados estaduais Chicão e Iran Lima acompanharam o Chefe do Executivo Estadual na agenda.