Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO

Serviços da Policlínica Itinerante chegam a Paragominas nesta quinta (4)

Por Michelle Daniel (NGTM)
03/06/2020 19h24

A estrutura da Policlínica Itinerante montada na Rua Equador, bairro Guanabara, em Paragominas, sudeste do Estado, recebe, a partir das 8h30 desta quinta-feira (4), a população que mora no município e também de cidades vizinhas, como Ipixuna do Pará, Ulianópolis e Goianésia do Pará. O objetivo é levar atendimento aos moradores da região com a mesma estratégia de assistência da capital paraense. Paragominas é o nono município a receber os serviços da Poli Itinerante, que fica na cidade até sábado (6).

No espaço, a população receberá atendimento médico em consultórios, poderá fazer exames de tomografia e terá à disposição uma equipe formada por 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativo. Após avaliação médica, se necessário, os pacientes com diagnóstico de Covid-19 receberão medicamentos.

O objetivo da ação itinerante é atender pessoas de todo o Estado, com sintomas leves e moderados da doença, a partir da iniciativa de descentralização dos serviços para o interior do Pará, replicando os serviços da Policlínica na Região Metropolitana de Belém. O modelo aposta no atendimento precoce para evitar o agravamento de sintomas, para que não haja necessidade de internação ou de tratamento intensivo. 

Balanço – Até a última terça-feira (2), a Policlínica Itinerante fez 9.480 atendimentos em oito cidades, entre elas Santo Antônio do Tauá, Castanhal, Bragança, Cametá, Capitão Poço, Igarapé-Miri, Breves e Portel. A partir da sexta (5), será a vez do município do Moju receber os serviços, em paralelo ao atendimento prestado em Paragominas.

Na capital, a estrutura e o atendimento, que serviram de referência para o projeto itinerante, já atenderam mais de 42 mil pacientes. O espaço funciona em regime de porta aberta (sem necessidade de encaminhamento da central de regulação) todos os dias da semana, também voltado para pacientes com sintomas leves e moderados.

O protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Covid-19 preconiza que deve procurar atendimento médico quem tem febre (persistente), acima de 37,8°C, e apresenta sintomas respiratórios, como tosse seca e dor de garganta, ou outros sintomas como dores musculares e de cabeça e, principalmente, dificuldade para respirar.

Serviço: a Policlínica Itinerante em Paragominas fica no município de 4 a 6 de junho, das 8h30 às 17h30, na Rua Equador, n° 42, no Trevo da Escola Nova, bairro Guanabara.