Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FÓRUM ESTADUAL

Governo e micro e pequenas empresas debatem ações de incentivo à economia

Por Governo do Pará (SECOM)
03/06/2020 18h36

As estratégias implementadas pelo governo estadual para o setor durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19 foram o tema da primeira reunião anual do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Pará (Femep), por videoconferência, nesta quarta-feira (3). O Governo do Pará foi representado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

O encontro foi realizado por videoconferência e contou também com a participação de representantes de instituições e entidades do segmento, como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) e Conselho Regional de Administração do Pará (CRA/PA), além de representantes do governo federal.

A reunião foi aberta pelo secretário Adler Silveira, titular da Sedeme, órgão que preside o Fórum. Ele abordou o papel da Secretaria no apoio ao segmento e destacou a importância do evento para permitir o alinhamento das ações do governo do Estado com as políticas públicas direcionadas ao micro e pequeno empresário. “Esse momento é importante para nós convergirmos ideias entre os poderes públicos estadual e federal e a sociedade civil, prestando contas sobre o que o Estado fez nesse momento de pandemia para garantir que a crise econômica fosse minimizada, no que tange à economia do microempresário”, ressaltou Adler Silveira.

“A Femep é um fórum permanente presidido pela Sedeme, que tem uma grande importância para o nosso Estado, porque a gente consegue olhar de maneira pontual e aguda qual a estratégia, entre todos os atores que estão presentes nesse Fórum, para que a gente consiga espelhar isso na ponta”, disse Rubens Magno, diretor superintendente do Sebrae no Pará, que acrescentou confiar na importância da discussão para traçar os caminhos durante e após a pandemia, que nortearão a parcela de trabalhadores que corresponde a 98% dos negócios no Estado.

Além da Sedeme, do Sebrae-PA e do CRC/PA, participam do Fórum representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet); Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa); Secretaria de Estado de Administração (Sead); Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa); Federação das Associações e Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará (Femicro) e Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).